Etecs terão representantes no revezamento da tocha olímpica

Duas alunas de Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) da Capital vão participar do revezamento da tocha, um dos momentos simbólicos que antecedem os Jogos Olímpicos, que serão realizados no Rio de Janeiro, em 2016. Yasmin Fidelix […]

5 de fevereiro de 2016 3:44 pm Institucional

Crédito: Alex Ferro/Rio 2016/Divulgação | Tocha que será levada pelas estudantes homenageia a cidade-sede

Duas alunas de Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) da Capital vão participar do revezamento da tocha, um dos momentos simbólicos que antecedem os Jogos Olímpicos, que serão realizados no Rio de Janeiro, em 2016. Yasmin Fidelix Ventura, da Etec Professor Adhemar Batista Heméritas, na Vila Formosa, e Thamires Souza Rufino, da Etec Doroti Quiomi Kanashiro Toyohara, em Pirituba, foram selecionadas em um festival estudantil.

Para participar da seleção, organizada por uma marca de refrigerantes, que está entre as três empresas patrocinadoras dos Jogos Olímpicos, as jovens tiveram de produzir e enviar material que falasse sobre o tema “Espalhar a felicidade através do movimento”. O concurso proposto a escolas de todo o País exigia que os estudantes participassem individualmente e também em times formados por colegas da unidade, que se apresentaram em evento em novembro de 2015, quando foram divulgados os condutores da tocha. As duas Etecs realizaram uma performance de dança nas finais regionais das seletivas.

Enquanto Thamires, de 18 anos, aluna do 3º ano do Ensino Técnico Integrado ao Médio (Etim) em Eventos, participou com um vídeo, Yasmin, do 3º ano do Etim em Administração, foi selecionada depois de mandar uma redação e uma foto. Para as duas, a escolha foi uma surpresa. “Acho que até agora não caiu a ficha. É uma oportunidade única e foi graças à escola que consegui ser escolhida”, comemora Thamires.

Fã da iniciativa de aproximar os estudantes do esporte, Yasmin também comemorou muito. “Foi uma festa lá em casa. Esse festival tem um papel social importante e motiva as pessoas com essa oportunidade”, disse. As estudantes integraram um grupo de mais de 500 alunos de todo o Brasil, responsáveis por guiar a chama olímpica até o Maracanã, no Rio de Janeiro.

Elas devem percorrer cerca de 200 metros com a tocha. O trajeto e a data ainda serão definidos pela organização do evento. No Brasil, mais de 10 mil pessoas foram indicadas a carregar a chama por 300 cidades durante os 100 dias que antecedem o evento, que começa em 5 de agosto.

Etecs terão representantes no revezamento da tocha olímpica