Voltada a alunos da primeira série do Ensino Médio, competição realizada pelo Tesouro Nacional e pela B3 premia jovens e escolas; prazo foi prorrogado até quinta-feira (12)
Provas serão aplicadas entre 17 e 21 de setembro nas escolas participantes, com tempo de realização de 1h40 | Foto: Roberto Sungi
Atualizado em 10 de setembro de 2024
Foram prorrogadas até quinta-feira (12) as inscrições para primeira edição da Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira (Olitec). Organizada pelo Tesouro Nacional e pela Bolsa de Valores (B3), a competição é destinada a alunos do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental e da primeira série do Ensino Médio – incluindo Ensino Médio integrado ao Técnico de diferentes eixos. Escolas públicas e privadas de todo o Brasil podem fazer a inscrição gratuitamente e cadastrar seus alunos para participar da olimpíada pelo site olitef.com.br.
As provas serão aplicadas entre 17 e 21 de setembro, nas próprias escolas participantes, e são compostas por 15 questões objetivas (testes), com cinco alternativas, sendo apenas uma correta. Os conteúdos incluem educação financeira básica (oito questões), renda fixa (cinco questões) e renda variável (duas questões). O tempo de realização é de 1 hora e 40 minutos.
Além das premiações para os estudantes, a Olitec sorteia um prêmio de R$ 100 mil entre as escolas públicas com alunos medalhistas. O valor pode ser revertido em melhorias para bibliotecas, laboratórios de informática, robótica, ciências, itens esportivos ou materiais de construção. Confira o regulamento