Etecs participam de projeto de empreendedorismo na USP

Seis escolas técnicas participam do EMpreende SIM!, programa da Universidade de São Paulo que visa aproximar os alunos por meio do empreendedorismo social e inovação

30 de junho de 2023 10:09 am Etec, Projetos

Equipe do Sportrent, criada pelos alunos da Etec Jaraguá, levaram o primeiro lugar na cerimônia de encerramento do EMpreendaSIM! | Foto: Divulgação

O EMpreende SIM! é um programa criado em 2019 pela Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA) da Universidade de São Paulo (USP), em duas entidades: a FEA Social e o Laboratório de Empreendedorismo da FEA-USP (eLab), que em 2023 se tornou uma entidade independente.

A principal proposta é levar os aprendizados de empreendedorismo e inovação social produzidos na universidade para estudantes de escolas públicas, abordando o tema de modo atualizado às novas práticas desses conceitos aproximando-os à realidade de um aluno do Ensino Médio.

Desde sua criação, mais de 520 alunos se formaram no programa semestral e 106 negócios de impacto foram apresentados. Para 2023, a meta é atingir a formação de 420 jovens com apresentação de 70 negócios.

“O projeto ajuda os estudantes a começarem a enxergar a USP de uma forma mais ‘real e atingível’, esse contato com outros ex-alunos de Etecs permite que eles se vejam ocupando aquele espaço no futuro. Além disso, a maneira como abordamos o conteúdo ajuda os alunos a desenvolverem soft e hard skills”, comenta Maria Elisa Belo, atual presidente da entidade e estudante de Administração na USP.

Atualmente, seis Etecs participam do programa: Abdias do Nascimento, Carolina Carinhato Sampaio, Irmã Agostina e Jaraguá (todas da Capital), Cotia, e Prof. André Bogasian. Para participar, é necessário estar matriculado nas Etecs que estão no projeto.

7ª edição EMpreendeSIM!

No último sábado (24), os alunos das Etecs Carolina Carinhato, Cotia e Jaraguá se encontraram na Cidade Universitária da USP, na Capital, para apresentar os projetos na cerimônia de encerramento da Sétima Edição do EMpreendeSIM!. No próximo sábado (1º), será a vez dos estudantes das Etecs Abdias do Nascimento, Irmã Agostina e Prof. André Bogasian.

Carlos Eduardo Lima, aluno do Ensino Médio integrado ao Técnico em Eletrotécnica da Etec Jaraguá, ganhou o primeiro lugar com a apresentação do projeto Sportrent, uma empresa que oferece aluguéis de bicicletas, skates, patins entre outros, com o objetivo de democratizar o acesso ao esporte para o público de baixa renda.

“Foi uma experiência gratificante, embora tenha sido trabalhoso conciliar o desenvolvimento do projeto com as outras tarefas da Etec, no final valeu a pena, pois conseguimos o primeiro lugar. O EMpreendeSIM! nos ajudou a criar uma visão para os problemas da sociedade atual e sobre como pensar em soluções”, comenta o estudante. Além do primeiro lugar, a Etec Jaraguá levou o segundo com o projeto Nóis Recicla, eco pontos em áreas periféricas e terceiro lugar com Economy, uma plataforma de educação financeira.

Para Brenda Ribeiro de Sousa, aluna do Ensino Médio integrado ao Técnico em Química, da Etec Irmã Agostina, participar do projeto a ajudou a ter disciplina. “Passei a entender o que eu realmente quero para minha carreira futura, ter projetos inovadores e sempre querer ir além”.

Já Juan Paulo Beltrame, do terceiro ano do Ensino Médio integrado ao Técnico em Administração da mesma unidade, conta que está ansioso para apresentação do projeto. “Meu trabalho busca desenvolver um aplicativo para suprir a falta de inclusão nas escolas. Com o EmpreendeSIM, temos a possibilidade de conhecer o ambiente universitário, desenvolvendo habilidades e consolidando a nossa postura através da prática”.

Aplicativos desenvolvidos serão apresentados

Entre os projetos apresentados, estão o Ártemis, um aplicativo que conecta e incentiva mulheres a se exercitarem pelo ciclismo coletivo e o Buspoint, que mostra qual ônibus está mais próximo do passageiro, ambos desenvolvidos por alunos da Etec Abdias do Nascimento.

As Escolas Técnicas que desejam fazer parte do projeto devem entrar em contato com a equipe do EMpreendeSIM pelo e-mail: empreendesim@gmail.com.