Etecs participam da Semana Paulo Freire

Durante o mês de maio, três Escolas Técnicas Estaduais ( Etecs)  homenageiam o educador Paulo Freire, com atividades pedagógicas e sociais desenvolvidas por alunos e professores. A iniciativa tem como objetivo aplicar as diversas formas […]

15 de maio de 2014 5:58 pm Institucional

Durante o mês de maio, três Escolas Técnicas Estaduais ( Etecs)  homenageiam o educador Paulo Freire, com atividades pedagógicas e sociais desenvolvidas por alunos e professores. A iniciativa tem como objetivo aplicar as diversas formas de educação, formação, conhecimento e transformações sociais, baseadas na teoria e prática do educador.

Paulo Freire nasceu em 1921, em Recife, onde atuou como professor. Durante a década de 1960, foi professor na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, quando criou um método de alfabetização para adultos, aplicado em diversos países. Nos anos 1980 assumiu o cargo de secretário de educação, na cidade de São Paulo.

Ao longo de sua vida Freire foi reconhecido internacionalmente, e recebeu o título de doutor Honoris Causa em 27 universidades de diversos países, além de ser considerado patrono da educação no Brasil.

Confira as atividades da Semana Paulo Freire. As  Etecs aparecem por ordem alfabética de municípios:

Etec Prof. Fausto Mazzola, de Avaré
Data: 17 de maio das 9 às 12 horas
Local: Auditório
Apresentação do projeto A Terra e o Universo, no qual os alunos do Ensino Médio desenvolveram um estudo sobre o Sistema Solar, guiados pelo método “Aprender Fazendo”, de Paulo Freire.

Etec Pedro Ferreira Alves, de Mogi Mirim
Data: de 12 a 16 de maio
Durante esse período as aulas temáticas abordam os pensamentos e a filosofia de Paulo Freire. As ações, como atividades de pesquisa, confecção de cartazes e desenhos com inspiração nos temas abordados estão expostas na unidade.

Etec de São Roque
Data: 15 de maio
A unidade realiza palestras com os temas: “A Preservação e o Consumo de Água” e “Histórias em Quadrinhos”. Promove apresentações sobre a vida e a obra de Paulo Freire, além de dinâmicas orientações sobre primeiros socorros com os alunos do Ensino Médio. Essas atividades aconteceram também entre os dias 5 e 9.

Compartilhe


Veja também