Etecs e Fatecs oferecem consultoria para declaração do IRPF

Atendimentos ocorrem na Capital, ABC, Baixada Santista, Campinas, Central, Marília, Região Metropolitana, Presidente Prudente, Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba

21 de março de 2023 11:35 am Institucional

Em 2022, na Etec de Matão, as alunas do curso Técnico de Recursos Humanos prestaram o serviço l Foto: Divulgação

Estudantes e professores das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais, administradas pelo Centro Paula Souza (CPS), vão prestar consultoria gratuita para quem encontra dificuldades no preenchimento do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF). O prazo para a entrega da declaração termina no dia 31 de maio.

Os atendimentos serão realizados tanto de forma remota como presencialmente. Algumas unidades solicitam contrapartidas, como doação de alimentos, que serão distribuídas a instituições beneficentes. Em outras, é necessário agendar previamente o serviço em razão do número limitado de vagas – confira abaixo a relação de unidades, datas e horários.

Documentos

Os interessados na consultoria devem apresentar comprovantes de rendimentos do ano-calendário 2022, declaração anterior com recibo de entrega (se houver), número do RG, CPF e título de eleitor, endereço residencial, dados da conta bancária para restituição e comprovantes de despesas que possam ser abatidas (consultas médicas, exames clínicos, mensalidades escolares, contribuição para previdência privada, entre outros). Mais informações sobre a declaração podem ser obtidas no site da Receita Federal.

Conheça as Etecs e Fatecs que oferecem o serviço. As unidades aparecem por ordem alfabética de município, com as datas e horários dos plantões:

Município

Unidade

Consultoria

Data

Assis

Etec Pedro D’Arcádia Neto

A consultoria na Etec de Assis será oferecida pelos estudantes dos cursos técnicos de Administração, Contabilidade e Recursos Humanos, sob orientação dos professores. Os atendimentos serão presenciais, na sede da escola, e devem ser agendados previamente pelo telefone (18) 99708-4991. A unidade sugere a doação de dois quilos de alimentos não perecíveis.

Até 31 de maio

Bastos

Classe descentralizada da Etec Eng. Herval Bellusci

Professores do curso técnico de Administração da extensão da Etec de Adamantina vão ministrar uma capacitação com aspectos teóricos e práticos sobre a declaração. As inscrições devem ser feitas pessoalmente na classe descentralizada de Bastos, que funciona na Escola Estadual Tsuya Ohno Kimura. A unidade sugere a doação de dois quilos de alimentos não perecíveis, exceto sal.

23 e 30 de março

Bragança Paulista

Fatec Bragança Paulista

O atendimento é feito tanto presencialmente quanto de forma remota pelos estudantes dos cursos superiores de tecnologia em Gestão Empresarial e Gestão Financeira, sob supervisão dos professores. A consultoria presencial será prestada na Câmara Municipal de Bragança Paulista. É necessário agendamento prévio por Whatsapp – (11) 4031-0628 – ou pelo e-mail f183.ge@fatec.sp.gov.br. A unidade sugere a doação de alimentos não perecíveis.

De 21 de março a 30 de maio, das 10 às 12 horas

Campinas

Fatec Campinas

Estudantes dos cursos superiores de tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação e Gestão Empresarial participam da ação, sob supervisão de um professor. O atendimento será presencial, por ordem de chegada.  

Até 31 de maio, às quartas-feiras, das 18 às 21 horas

 

 

 

Capital

Etec de Itaquera

O projeto “Imposto de Renda 2023” se divide em dois momentos. Primeiro, haverá uma live sobre o tema no Instagram da Etec. Depois, ocorre a consultoria presencial para a população, realizada pelos alunos de Contabilidade com supervisão dos professores do curso. A unidade sugere a doação de um quilo de alimentos não perecíveis.  

Live: 2 de maio, às 20 horas;

Atendimento: 3 e 5 de maio, das 19 às 21 horas

Etec São Mateus

O atendimento será oferecido presencialmente, na sede da escola, por ordem de chegada – o horário limite para entrar na unidade é 21 horas. Alunos do curso técnico de Administração, sob a supervisão dos professores, ficarão encarregados da consultoria. É sugerida a doação de alimentos não perecíveis.

9 de maio, das 19h30 às 22 horas

Etec Zona Leste

Estudantes do curso técnico de Administração ficarão encarregados do atendimento presencial, que será oferecido na sede da Etec, sem necessidade de agendamento. A escola sugere a doação de um quilo de alimentos não perecíveis.

18 e 19 de maio, das 19 às 21 horas

Cubatão

Etec de Cubatão

Para agendar o atendimento é necessário preencher o formulário online – serão disponibilizadas 60 vagas. O serviço será prestado de forma presencial por estudantes do curso técnico de Contabilidade, sob supervisão dos professores. A unidade sugere a doação de um quilo de alimentos não perecíveis.

23 de maio, a partir das 19h30

Guarulhos

Fatec Guarulhos

O plantão de dúvidas será oferecido pelos professores da Fatec com participação dos estudantes dos cursos superiores de tecnologia em Comércio Exterior e Logística Aeroportuária. Será um dia de atendimentos presenciais, que devem ser agendados pelo site fatecguarulhos.edu.br. A unidade também oferecerá o serviço pelo e-mail plantaodúvidasirpf@fatecgarulhos.edu.br.    

24 de abril, das 9 às 12 horas (presencial)

De 10 a 24 de abril (por e-mail)

Jales

Etec Dr. José Luiz Viana Coutinho

Sob supervisão do coordenador Kleber Errera, alunos do curso técnico de Contabilidade vão oferecer o serviço pelo e-mail kleber.souza15@etec.sp.gov.br.

Até 31 de maio

Marília

Etec Antonio Devisate

Depois de passarem por capacitação, estudantes do técnico de Contabilidade vão oferecer o serviço sob a supervisão dos professores do curso. O atendimento será presencial, por ordem de chegada, na Etec. É sugerida a doação de alimentos não perecíveis.

De 8 a 24 de maio, às segundas, terças e quartas-feiras, das 19h30 às 21h30

Matão

Etec Sylvio de Mattos Carvalho

O agendamento para o serviço deve ser feito com antecedência pelo e-mail paradaariane@gmail.com. Com limite de dez vagas por dia, o atendimento será presencial, na sede da escola. As orientações serão oferecidas pelos estudantes do curso técnico de Administração, com a supervisão dos professores. Para usufruir do serviço, a Etec sugere a doação de um litro de leite. Os donativos serão destinados à Associação Feminina de Combate ao Câncer de Matão.

17 de abril e 10 de maio, das 19 às 20h30

Osvaldo Cruz

Etec Amim Jundi

O atendimento ocorre de forma presencial na Etec, sem necessidade de agendamento. Além de orientar a população, os estudantes do técnico de Contabilidade e professores do eixo tecnológico de Gestão e Negócios vão realizar uma mesa-redonda sobre o tema, apenas para a comunidade interna da escola.

De 3 a 7 de abril, no período da noite

Santana de Parnaíba

Etec Bartolomeu Bueno da Silva – Anhanguera

Estudantes do curso técnico de Contabilidade são responsáveis pelo atendimento, sob supervisão dos professores. Além da declaração do IRPF, os alunos também apoiam a população na abertura do Microempreendedor Individual.

15 de abril, das 9 às 12

São Caetano do Sul

Fatec São Caetano do Sul

Por ordem de chegada, o atendimento será feito pelos estudantes com supervisão de uma professora da unidade. Antes do serviço, os interessados passarão por uma triagem para esclarecimentos iniciais.

15 de abril, das 9 às 12 horas; 9 de maio, das 18 às 20 horas; 10 de maio, das 10 às 12 horas; 13 de maio, das 9 às 12 horas; 27 de maio, das 9 às 13 horas

Sorocaba

Etec Fernando Prestes

Realizado pelos estudantes do curso técnico de Contabilidade, sob supervisão dos professores, o atendimento será presencial, por ordem de chegada. Não é necessário agendar.

De 2 a 19 de maio, às segundas, terças e sextas-feiras, das 19h30 às 21 horas

Tatuí

Fatec Tatuí

A Fatec Tatuí tem um Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da Receita Federal instalado na unidade. Os atendimentos serão realizados pelos alunos monitores do curso de Gestão Empresarial, sob orientação dos professores, em duas modalidades: presencial, por ordem de chegada, e pelo e-mail naf.tatui@gmail.com. No dia 16 de março, uma palestra sobre a destinação solidária do imposto de renda e seus impactos nos fundos municipais da criança e do adolescente e do idoso marcou o início das atividades do NAF em 2023.

Até 31 de maio, segundas, terças e quartas-feiras, no período da manhã

Taubaté

Etec Dr. Geraldo José Rodrigues Alckmin

Alunos do curso técnico de Administração serão responsáveis pelo atendimento presencial na sede da unidade, sob orientação dos docentes. Não é necessário agendamento para usufruir do serviço. A unidade sugere a doação de alimentos não perecíveis ou fraldas geriátricas.   

16, 17 e 18 de maio

Compartilhe


Veja também