Etecs e Fatecs já podem se inscrever no 11º Torneio de Robocode

Alunos têm até o dia 20 de agosto para preencher o formulário de equipe; a final do torneio acontecerá em setembro com transmissão pelo Youtube da Robótica Paula Souza

18 de agosto de 2023 10:39 am Etec, Fatec

Batalha será realizada em campo projetado no computador; vence o robô com maior pontuação| Foto: Pexels/Pixabay

As inscrições de equipes para a primeira fase da 11ª edição do torneio de Robocode das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais vão até o dia 20 de agosto. Os alunos deverão preencher o formulário online.

O torneio é uma oportunidade para que os alunos possam utilizar plataformas que auxiliam no processo de ensino, ajudando a assimilar os conceitos técnicos de programação de maneira lúdica. A batalha virtual de programação utiliza o Software Robocode®, um jogo de programação, cujo objetivo é desenvolver ou adaptar, utilizando a linguagem de programação Java, um tanque de guerra para a batalha contra outros tanques em uma arena virtual.

“Esta é uma competição que envolve muita lógica e estratégia, portanto, não existe diferenciação entre categorias de ensino técnico ou superior, pois todos possuem acesso aos manuais e recursos dos robôs, não sendo necessário ser especialista em programação para participar e ter uma experiência que pode agregar na jornada acadêmica”, explica o coordenador da Robótica Paula Souza, Tiago Jesus de Souza.

A competição será feita por equipes de até três estudantes, que tenham conhecimentos básicos em Robocode, Java e lógica de programação e estejam regularmente matriculados nas Etecs ou Fatecs. O regulamento completo está disponível no link.

Programação

DataAtividadeLink
Até 20/08Inscrições das Equipes para 1ª fase (na Unidade Escolar)Link
Até 30/08Submissão do Relatório, robôs e indicação do vencedor da 1ª fase (na Unidade Escolar)Link
01/09 a 20/09Validação dos Robôs para participação na 2ª fase
20/09 a 22/09Realização da 2ª fase (entre os vencedores de cada Unidade Escolar)
29/09 às 15hDivulgação dos vencedoresLink

Compartilhe


Veja também