Etecs e Fatecs arrecadam computadores e celulares

Campanhas solidárias atendem alunos que não contam com tecnologia compatível para aulas virtuais e voluntários participam da iniciativa fazendo manutenção de equipamentos, como computadores, tablets e celulares

2 de julho de 2020 10:01 am Etec, Fatec

Etec de Fernandópolis recebe eletrônicos que são doados aos alunos para viabilizar as aulas à distância | Foto: Divulgação

A corrente de solidariedade das unidades do Centro Paula Souza abraçou também o desafio de arrecadar computadores, tablets, notebooks e celulares. Os equipamentos são doados aos alunos que tem dificuldade de acompanhar as aulas online, durante o período de isolamento social por falta de um dispositivo eletrônico. A campanha de doação continua e cerca de 100 estudantes de Etecs e Fatecs já receberam algum aparelho para participar das atividades pela plataforma digital Microsoft Teams.  

O projeto solidário Reciclaetec da Etec Antonio Devisate, de Marília, é uma das iniciativas que arrecada, conserta e doa equipamentos aos alunos durante a quarentena. Desde o início do isolamento social, a Etec já entregou 10 computadores para estudantes dos cursos de Enfermagem, Contabilidade e Informática para Internet: “É gratificante montar um equipamento e doá-lo permitindo a inclusão social e pedagógica”, avalia o professor e responsável pelo laboratório de Informática, Fábio Moura. Em funcionamento desde 2011, o Reciclaetec é realizado pela escola em parceria com o Rotary Club, Prefeitura de Marília e empresas da região.

Os estudantes da Fatec Tatuí Libania Fernanda Ribeiro e Jean Henrique de Jesus estão entre os contemplados pela campanha solidária. Eles não possuíam tecnologia compatível para acompanhar as aulas do curso de Gestão da Tecnologia da Informação e o problema foi resolvido por meio da doação de computadores. As máquinas foram consertadas por colegas dos cursos de Automação Industrial e Manutenção Industrial.

A Fatec Tatuí e a Etec Tenente Aviador Gustavo Klug de Pirassununga são algumas das unidades do CPS que desenvolvem o projeto Caça-Níquel, em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), para reaproveitamento e descarte adequado dos componentes eletrônicos. As máquinas de jogos apreendidas são entregues para Fatecs e Etecs que reutilizam as peças no laboratório para manutenção e montagem de computadores, totens e tablets. Segundo o diretor da Fatec Tatuí, Mauro Tomazela, essa parceria, iniciada em 2009, já desmontou cerca de 4 mil caça-níqueis para serem reaproveitadas em outros dispositivos.    

Conheça as unidades que fazem campanhas de arrecadação de equipamentos eletrônicos e saiba como participar. As Etecs e a Fatecs aparecem por ordem alfabética de município:

Município Unidade  Equipamentos que recebe Como doar
Araraquara Etec Profª Anna de OliveiraFerraz Computadores, notebooks, tablets e celulares em boas condições de uso.  Doações poderão ser agendadas pelos WhatsApp (16) 996146911 ou (16) 99762-8264.
Bragança Paulista Fatec Jornalista Omair Fagundes de Oliveira Computadores, notebooks, tablets e celulares que necessitem reparo ou aparelhos em condições de uso. Unidade recebe equipamentos para serem emprestados. Interessados podem se informar pelo WhatsApp: (11) 94444-5612 ou (11) 92000-6909.
Capital Etec Abdias do Nascimento Computadores, notebooks, tablets e celulares que necessitem reparo ou aparelhos em condições de uso. Agendar data e local para entrega pelos e-mails e224dir@cps.sp.gov.br ou marcos.mota18@etec.sp.gov.br ou ainda pelo WhatsApp (19) 983320101.
Etec de Itaquaquecetuba Tablets e smartphones em condições de uso. Programar entrega das doações pelo WhatsApp: (11) 98635-1020.
Etec Guaianazes Computadores, notebooks, tablets e celulares em condições de uso ou que necessitem de reparos simples.  Interessados em doar devem agendar data e local para entrega pelo WhatsApp (11) 98552 3725.
Etec Raposo Tavares Computadores, notebooks, tablets e celulares em funcionamento ou que necessitem de pequenos reparos.  É preciso agendar entrega da doação pelos telefones (11) 3782 5782 e (11) 3782 5529.
Etec Teresa Aparecida Cardoso Nunes de Oliveira Computadores, notebooks, tablets e celulares em condições de uso.  Doações devem ser entregues na Etec mediante agendamento pelo WhatsApp (11) 9980-2734 ou pelo e-mail e186educacional@cps.sp.gov.br
Fatec Tatuapé Victor Civita Computadores, notebooks, tablets e celulares em funcionamento ou que necessitem de algum tipo de reparo.  Agendar entrega pelo WhatsApp (11) 96613-1044
Fernandópolis Etec Prof. Armando José Farinazzo Computadores, notebooks, tablets e celulares em funcionamento ou que necessitem de algum tipo de reparo.  Doações podem ser entregues na Etec, localizada na Avenida Geraldo Roquete, 135 – Jardim Paulista. Confirmar data e horário de entrega pelo WhatsApp (17) 99612-7627. 
Francisco Morato Etec Francisco Morato Computadores, notebooks, tablets e celulares em funcionamento. É preciso agendar e combinar local da doação pelo WhatsApp (11) 99858-9132.
Igarapava Etec Antônio Junqueira da Veiga Computadores, notebooks, tablets e celulares em funcionamento ou que necessitem de algum tipo de reparo.  Interessados em doar devem agendar e combinar retirada pelo WhatsApp (16) 99458 6398 
Marília Etec Antonio Devisate Computadores, notebooks, tablets e celulares em funcionamento ou que necessitem de manutenção.  Doações podem ser levadas à Etec, localizada na Avenida Castro Alves, 62, das  8 às 15 horas. WhatApp para informações é (14) 99761-3568 e (14) 99750-1073.
Pirassununga Etec Tenente Aviador Gustavo Klug Computadores, notebooks, tablets e celulares em funcionamento ou que necessitem de manutenção.  Agendamento pelo e-mail secretaria.gklug@etec.sp.gov.br ou pelo telefone (19) 3561 2961.
São Caetano do Sul Etec Jorge Street Computadores, notebooks, tablets e celulares em boas condições de uso.  É necessário agendar entrega da doação pelo WhatsApp (11) 95055 5891.
São Pedro Etec Gustavo Teixeira Computadores, notebooks, tablets e celulares em funcionamento.   Entregas na unidade por meio do sistema drive-thru com agendamento prévio pelo telefone (19) 3481-5132.
Tatuí Fatec Tatuí Prof. Wilson Roberto Ribeiro de Camargo Computadores, notebooks, tablets e celulares em funcionamento ou que necessitem de algum tipo de reparo.                            Agendar e combinar entrega pelo WhatsApp (15) 99711-6179.

Compartilhe


Veja também