Etecs da Capital e interior recebem visitas de secretárias

Autoridades foram a três Etecs: Profª Anna de Oliveira Ferraz, em Araraquara, Prof. Armando Bayeux da Silva, em Rio Claro, e Guaracy Silveira, localizada Capital

11 de fevereiro de 2022 10:15 am Etec, Institucional

Secretária de Desenvolvimento fala para mais de 100 alunos em Etec de Rio Claro l Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira (10), a secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, Patricia Ellen, a secretária executiva da pasta, Marina Bragante, e a vice-superintendente do Centro Paula Souza (CPS), Emilena Lorenzon Bianco, visitaram três Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) no interior e na Capital para dar boas-vindas aos estudantes. O ano letivo nas Etecs teve início em 3 de fevereiro, com a acolhida dos jovens.

Interior

Patrícia e Emilena começaram as visitas pela Região Central, na Etec Profª Anna de Oliveira Ferraz, de Araraquara. Integrada ao Centro Paula Souza (CPS) em 1994, a tradicional escola conta com cerca de 950 estudantes matriculados em cursos como Administração integrado ao Ensino Médio, Contabilidade, Desenvolvimento de Sistemas, Enfermagem e Nutrição e Dietética.

As novidades no Vestibulinho para o primeiro semestre de 2022 foram o curso técnico de Comércio e o Ensino Médio com Habilitação Técnica em Administração, Desenvolvimento de Sistemas, Informática para Internet, e Mecatrônica.

Secretária e vice-superintendente falaram com uma turma do primeiro ano de Mecatrônica. “Essa volta ao presencial era muito esperada e é muito importante para dar continuidade à formação de todos vocês”, afirmou Patrícia. “Só a convivência no ambiente de aprendizado permite o desenvolvimento de competências socioemocionais importantes para a formação dos jovens”, declarou Emilena.

Em seguida, a Patrícia e Emilena foram à Região de Campinas, na Etec Prof. Armando Bayeux da Silva, de Rio Claro. Com 930 estudantes matriculados, a unidade oferece diversos cursos, como Desenvolvimento de Sistemas integrado ao Ensino Médio, Eletroeletrônica, Eletromecânica e Recursos Humanos, além do Ensino Médio com Habilitação Técnica em Administração e em Automação Industrial; Ensino Médio regular e Ensino Médio com ênfase em Linguagens, Ciências Humanas e Sociais.

Em Rio Claro, a secretária e a vice-superintendente falaram para mais de cem alunos de diferentes cursos no auditório da Etec. “Uma mensagem que eu quero deixar para vocês é que não deixem de sonhar grande. Porque sonhar grande ou pequeno dá o mesmo trabalho. E não deixem que ninguém diga que o seu sonho não vale a pena”, disse Patrícia Ellen.

Capital

Já a secretária-executiva Marina Bragante conversou com os alunos do terceiro ano de Administração Integrado ao Ensino Médio da Etec Guaracy Silveira, localizada na zona oeste da Capital. Ao destacar a importância da retomada das aulas presenciais, Bragante elogiou a qualidade dos laboratórios da unidade disponíveis para as aulas práticas e o diferencial que esses equipamentos oferecem na formação dos estudantes das Etecs.  De acordo com os dados do Inep, no Enem de 2019, divulgado em junho de 2020, a Etec Guaracy Silveira ficou em quarto lugar entre as 50 melhores escolas públicas da Capital, com média de 605,13.

Com mais de 1250 alunos matriculados, a Etec oferece, entre outros cursos, Ensino Médio com Habilitação Técnica em Design de Interiores, Design de Móveis, Edificações integrado ao Ensino Médio. A Novidade no processo seletivo para o primeiro semestre de 2022 foi a oferta do Ensino Médio com Habilitação Técnica em Administração, Edificações, Eletrônica, Marketing e Meio Ambiente.

Durante o bate papo, Marina destacou a importância de manter os cuidados de enfrentamento à Covid-19 nessa retomada e que por mais que certas situações sejam incomodas, como na hora do intervalo, o uso de máscara e uso de álcool em gel são fundamentais. “Infelizmente, a pandemia ainda não acabou. Fiquei muito feliz que todos vocês estão se preparando para em março tomar a dose de reforço”, disse. A secretaria ainda lembrou que em breve os estudantes terão acesso uma sala de integração criativa com espaço maker, que permitirá aos alunos desenvolverem ainda mais suas habilidades. O projeto integra o pacote de investimentos do Governo do Estado de R$ 145 milhões para obras de reforma e modernização das 272 Etecs.