Etecs conquistam prêmio de sustentabilidade

As Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) Trajano Camargo, de Limeira; Prof. Carmelino Corrêa Junior, de Franca; e Júlio de Mesquita, de Santo André, foram as grandes vencedoras do II Benchmarking Junior, prêmio de sustentabilidade promovido pelo Instituto […]

2 de agosto de 2013 3:00 pm Institucional

Alunos e professores das Etecs comemoram prêmios no Benchmarking. / Foto: Divulgação.

As Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) Trajano Camargo, de Limeira; Prof. Carmelino Corrêa Junior, de Franca; e Júlio de Mesquita, de Santo André, foram as grandes vencedoras do II Benchmarking Junior, prêmio de sustentabilidade promovido pelo Instituto Mais. Os projetos das Etecs superaram trabalhos de graduação. A premiação foi realizada nesta quinta-feira, dia 1º, no auditório do Tribunal Regional Federal, na Capital.

O primeiro lugar ficou com o projeto Etanol à Base de Resíduos Orgânicos, de autoria das alunas Tatiane Bianquini, Jéssica de Macedo e Talitha Teodoro, da Etec Trajano Camargo. O trabalho propõe extrair etanol das moléculas de celulose das folhas de podas de árvores, colaborando para a destinação correta de resíduos e a diversificação de fontes de energia.

A segunda colocação foi para a Etec Prof. Carmelino Corrêa Junior com o trabalho CimentEco: O Cimento Ecológico, das estudantes Angela Oliveira e Emily Simão. A terceira posição ficou com a Etec Júlio de Mesquita, com o projeto Produção de Telha a Partir de Fibras Vegetais e Resíduos da Construção Civil, desenvolvido por  Amanda Mendes, Alexandre Gesteira e Tamiris Lopes.

O trabalho Veículo Movido à Tração Humana Sustentável dos alunos Ana Carolina Baesso, Debora Gonçalves e Pedro Luiz Calheiros, da Etec Prof. Alfredo de Barros Santos , Guaratinguetá, ficou na oitava posição.

Conheça o ranking dos 11 trabalhos premiados:

INSTITUIÇÃO DE ENSINO PROJETO Nível
1 Etec Trajano Camargo, Limeira Etanol a Base de Resíduos Orgânicos Médio
2 Etec Prof. Carmelino Corrêa Junior, Franca CimentECO: O Cimento Ecológico Médio
3 Etec Júlio de Mesquita, Santo André Telha de Fibras Vegetais e RCD Médio
4 Instituto Federal de São Paulo, Campus Catanduva Placas de Embalagem Reciclável Graduação
5 Instituto Federal de São Paulo – Campus São Paulo Metano em Instalações Prediais Graduação
6 Instituto Federal de São Paulo – Campus Caraguatatuba Sustentabilidade em Edificação Médio
7 Instituto Federal de São Paulo – Campus Caraguatatuba Reestruturação Cicloviária Médio
8 Etec Prof. Alfredo de Barros Santos, Guaratinguetá Veículo Coletor Sustentável Médio
9 Senai – São Paulo Módulo Hidropônico Médio
10 Instituto Federal de São Paulo – Campus Matão Produção Industrial de Xilitol Graduação