Etecs chegam à etapa final da Febrace com 11 projetos classificados

Mostra ocorrerá de forma presencial e online, entre os dias 20 e 24 de março; seleção de trabalhos levou em conta: criatividade, inovação e conhecimento científico

1 de fevereiro de 2023 9:39 am Etec

Divulgação dos vencedores da 21ª edição da feira será feita no último dia da programação | Foto: Divulgação

As Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) começam o ano comemorando mais uma conquista de destaque dos alunos. O Centro Paula Souza (CPS) será representado por 11 projetos na final da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace). A última etapa da 21ª edição será realizada entre os dias 20 e 24 de março. Neste ano, a mostra de trabalhos ocorre no formato híbrido: online e no campus da Universidade de São Paulo (USP), na Capital.

As unidades do CPS estiveram entre os 500 semifinalistas com 25 projetos. Destes, foram selecionados trabalhos das seguintes unidades: Etecs Bento Quirino (Campinas), Hortolândia, Irmã Agostina (Capital), Jaraguá (Capital), Monte Mor, Polivalente de Americana, Prof. Armando José Farinazzo (Fernandópolis), Profa. Maria Cristina Medeiros (Ribeirão Pires), Suzano e Trajano Camargo (Limeira).

As propostas apresentadas serão avaliadas para eleição dos maiores destaque e anúncio dos primeiros, segundos, terceiros e quartos lugares de cada categoria. Além de troféus, medalhas e certificados de participação, os grupos premiados podem receber recompensas ofertadas por instituições públicas e privadas, como estágios, bolsas de estudos, equipamentos eletrônicos, visitas técnicas e credenciais para participação em feiras nacionais e internacionais. A divulgação dos vencedores acontecerá no último dia do evento, em 24 de março.

Entre os prêmios mais cobiçados estão as credenciais para estudantes de nove projetos selecionados representarem o Brasil na maior feira pré-universitária do mundo: a Regeneron ISEF (Internacional Science and Engineering Fair), com previsão de ser realizada em maio de 2023, nos Estados Unidos.

Confira a relação detalhada dos finalistas:

Município Unidade Projeto Integrantes
Americana Etec Polivalente de Americana Bioconcreto: tecnologia do concreto auto-regenerativo com ênfase na bactéria bacillus subtilis. Letícia Percio Miguel, Lívia Colossal Rodrigues e Maria Clara Leme Trindade.
Denise Alvares Bittar (Orientação)
Campinas Etec Bento Quirino A.FLEMING 28 – Descarte consciente de medicamentos e acessibilidade. Anita Fernandes de Siqueira, Esthefani Ruivo Araujo e  Matheus Thomaz Moura do Nascimento.
Regina Morishigue Kawakami (Orientador), Marcelus Guirardello (Coorientador)
Gericó – geração de energia elétrica por meio de exaustores eólicos. Daniel Gonçalves dos Santos, Gabriel Lopes de Lima e  Gabriela Agulhare Martinazzo de Souza.
Regina Morishigue Kawakami (Orientação) , Marcelus Guirardello (Coorientação)
Capital Etec Irmã Agostina Embalagem inteligente biodegradável à base de amido de batata inglesa (solanum tuberosum) com extrato de betalaínas para controle de qualidade em alimentos. Claudia Leal Pereira, Izabella Lima da Silva e Victor Viana Santos.
Aline Alves Ramos (Orientação) , Thais Taciano dos Santos (Coorientação)
Etec Jaraguá Solar Beam: fogão solar com movimentação automatizada, sistema indutivo removível e retroalimentação fotovoltaica. Caio Gabriel da Silva, Fábio Barreto de Arujo e Ivan Olegário de Matos Júnior.
Jean Mendes Nascimento (Orientação)
Fernandopolis Etec Prof. Armando José Farinazzo Desenvolvimento e distribuição autônoma de ração orgânica em criação de tilápias com uso de vants. Emily Christina Bordignoni Ramos e Gabriel Vicente Fernandes.
Gustavo Tadeu Moretti de Souza (Orientação) , Flavia Meira Cotrim (Coorientação)
Hortolandia Etec de Hortolândia Slime disorder: quatro passos para aceitação. Gabriel Silva de Melo Costa, João Victor Ferreira da Silva e Rafael Henrique Pereira,
Priscila Batista Martins (Orientação), Veridiana Possati Vieira de Matos (Coorientação)
Limeira Etec Trajano Camargo Estudos dos aditivos aplicados aos biopolímeros a partir do amido. Eduarda Alves de Oliveira, Eric Brandet Cidade e Kathellen da Silva Oliveira .
Gislaine Barana Delbianco (Orientação) , Ricardo Francischetti Jacob (Coorientação)
Monte Mor Etec Monte Mor MDFolhas: otimização do mdf tradicional para o atendimento do mercado atual. Nataly Ferreira Novaes, Sarah Alves de Alcantara, e Yasmin Victoria Pereira Morales.
Helena Cibele de Souza Silva (Orientação) , José Mauricio Lima da Silva (Coorientação)
Ribeirao Pires Etec Profª. Maria Cristina Medeiros Comparativo entre técnicas de machine learning para identificar erros em palavras homófonas e parônimas na língua portuguesa. Laura Esther Correia Jeronimo.
Cintia Maria de Araújo Pinho (Orientação) , Anderson Silva Vanin (Coorientação)
Suzano Etec de Suzano Eco.Ink, tinta sustentável. Samuel dos Anjos Souza, Sthéfany Sant’Ana Nunes e Vitória Cássia Alves de Melo.
Cesar Tatari (Orientação)

A feira

A Febrace é promovida pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), por meio do Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI-Epusp). Os projetos submetidos precisam se enquadrar nas áreas das Ciências (Exatas e da Terra, Biológicas, da Saúde, Agrárias, Sociais e Humanas) e Engenharias e podem ser realizados de modo individual ou em grupos de até três pessoas, com a participação obrigatória de um professor orientador.

Os critérios para seleção de ideias são: criatividade e inovação; conhecimento científico do problema; forma como foram levantados os dados e conduzido o projeto; profundidade da pesquisa; clareza na apresentação da documentação do projeto e apresentação oral.

Compartilhe


Veja também