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Etecs apresentam 94 trabalhos no Simpósio do Ensino Médio e Técnico

O Simpósio do Ensino Médio e Técnico – Práticas Integradoras e Gestão de Currículo, encerrado na sexta-feira, 10, reuniu 320 professores, coordenadores, diretores e supervisores de 93 Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) ao longo de dois […]

13 de agosto de 2012 10:00 am Etec, Relatório Socioeconômico

O Simpósio do Ensino Médio e Técnico – Práticas Integradoras e Gestão de Currículo, encerrado na sexta-feira, 10, reuniu 320 professores, coordenadores, diretores e supervisores de 93 Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) ao longo de dois dias. Além de assistir a palestras e mesas de discussão, os participantes apresentaram projetos e pesquisas sobre as propostas pedagógicas e curriculares das unidades do Centro Paula Souza.

“O simpósio é importante porque integra várias disciplinas, compartilhando experiências e ideias inovadoras”, disse Laura Laganá, diretora superintendente do Paula Souza, que abriu os trabalhos na quinta-feira. “O governo definiu como prioridade a expansão e democratização do ensino técnico. Tão importante quanto esse objetivo é garantir a excelência do ensino, tarefa que um evento como este ajuda a cumprir.”

No simpósio, a diretora superintendente apresentou dados do último Relatório Socioeconômico do Vestibulinho das Etecs, elaborado pela Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT). “91% dos candidatos disseram que o curso nas Etecs atendeu perfeitamente às suas expectativas.” Mencionando outra pesquisa divulgada no início do mês pela instituição, ela afirmou que a empregabilidade dos formados pelas Etecs aumentou seis pontos percentuais em relação à pesquisa conduzida em 2009.

Integração

Neste ano, o evento buscou integrar diferentes áreas de trabalho: Capacitação, Supervisão e Laboratório de Currículo. Para isso, contou com uma Comissão Científica composta por representantes dessas três áreas.

“Até onde a construção e a gestão do desenvolvimento de currículos de cursos de níveis médio e superior, de ensinos técnicos e tecnológicos podem contribuir para a eficácia da educação brasileira? Que as atividades do Seminário respondam positivamente a essa questão e sejam uma contribuição à melhoria da educação de São Paulo e do Brasil”, disse, antes do início do simpósio, Almério Melquíades de Araújo, coordenador do Ensino Médio e Técnico do Centro Paula Souza.

Dos 128 trabalhos do Ensino Médio, Ensino Técnico e cursos integrados inscritos, 94 foram aceitos e apresentados no evento. A área com maior número de trabalhos inscritos foi Ensino Médio, seguida de Informação e Comunicação e Gestão e Negócios. Na sequência ficaram temas com menos de dez trabalhos cada: Ambiente, Saúde e Segurança; Controle e Processos Industriais empatado com Recursos Naturais; Produção Cultural e Design; Infraestrutura, e por fim, Hospitalidade e Lazer.

No primeiro dia, a palestra “Educação básica, educação profissional e articulação com as ciências” foi conduzida por Helena Bonciani Nader, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Na mesa de discussão, debateu-se escola e trabalho, com participação de Daniel Cara, da Campanha Nacional pelo Direito à Educação; Lourdes Atié, da Ideias Futuras; e Neli Barboza, da Terra Consultoria em Recursos Humanos.

No segundo e último dia, foi abordado em palestra o processo de construção curricular, com Lucíola Licínio de Castro Paixão Santos, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A discussão da mesa versou sobre experiências na construção de currículo, com Mônica Sladogna, do Ministerio de Trabajo, Empleo y Seguridad Social da Argentina; Antonio Almerico Biondi Lima, Superintendente de Educação Profissional da Bahia; Andreas Bossert do Colégio Humboldt.

Mais fotos do evento estão disponíveis na página do Centro Paula Souza na internet.

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