Etec Tiquatira é finalista no 4º Concurso de Moda Inclusiva

Erica Cruz e Barbara Nayre, recém-formadas no curso de Modelagem do Vestuário na Etec Tiquatira, estão entre os 20 finalistas do 4º Concurso Moda Inclusiva, promovido pela Secretaria de Estado dos Direitos das Pessoas com […]

7 de novembro de 2012 10:00 am Etec

Erica, no canto esquerdo da imagem, e seu modelo Victor Morcelli, posava para foto – Barbara e sua modelo mirim

Erica Cruz e Barbara Nayre, recém-formadas no curso de Modelagem do Vestuário na Etec Tiquatira, estão entre os 20 finalistas do 4º Concurso Moda Inclusiva, promovido pela Secretaria de Estado dos Direitos das Pessoas com Deficiência.

Erica teve assessoria do estilista Mario Queiroz para criar um blazer jeans e uma bermuda de veludo, ambos com argolas para facilitar a colocação e estimular a autonomia da pessoa com deficiência. “Acho que o foco de muitos competidores são looks para cadeirantes. Por isso pensei nas pessoas que não têm os membros superiores, como o meu vizinho de 10 anos”, explica a aluna. “Conversei com a mãe dele, que usa argolas na mochila e no estojo, e transferi essa ideia para a roupa, porque ele já está acostumado com este recurso”.

Para meninas com deficiência visual, Bárbara desenvolveu saia, camiseta e bolero com estampas, usando texturas e até cheiro. “Meu objetivo é estimular os sentidos. Na camiseta estampei um morango, escrevi em Braille o nome da fruta e adicionei uma essência com o cheiro, que dura três lavagens”, conta a estudante, que no momento faz a Faculdade de Moda e Design. A mesma ideia foi utilizada na saia, que traz desenhos de cerejas.

A final do concurso será um desfile no Museu Brasileiro de Escultura (MuBE), na próxima terça-feira,13 de novembro. Nesse dia acontece  também o 1º Fórum Internacional de Moda Inclusiva e Sustentabilidade, que contará com a presença de palestrantes, como o sociólogo e jornalista Francesco Morace e a terapeuta ocupacional Thais Tavares Terranova.


1º Fórum Internacional de Moda e Sustentabilidade e Desfile do 4º Concurso de Moda Inclusiva

Data: 13 de novembro
Horário: Fórum – das 14h às 18h / Desfile – 19h
Local: MuBE – Museu Brasileira de Escultura. Av. Europa, 218 – São Paulo
http://modainclusiva.sedpcd.sp.gov.br/forum
Para confirmar presença no desfile, mande email para: minclusiva@sp.gov.br.

Compartilhe


Veja também