Etec Santa Ifigênia oferece capacitação para profissionais de bares tradicionais da Capital

A Escola Técnica Estadual (Etec) Santa Ifigênia, na Capital, vai oferecer formação na área de higiene e cuidados com alimentos para profissionais de bares tradicionais do Centro de São Paulo. A primeira turma começa hoje, […]

13 de setembro de 2013 12:36 pm Institucional

A Etec tem laboratórios de Bar e Cafetaria, Bar e Restaurante, Enologia e Recebimento e Limpeza de alimentos. / Foto – divulgação.

A Escola Técnica Estadual (Etec) Santa Ifigênia, na Capital, vai oferecer formação na área de higiene e cuidados com alimentos para profissionais de bares tradicionais do Centro de São Paulo. A primeira turma começa hoje, 13, com 20 funcionários do Bar Brahma. As próximas já têm inscritos de filiais do Bhrama e do Bar Léo.

Até dezembro, garçons, atendentes, cozinheiros, ajudantes de cozinha e copeiros terão 50 horas de aulas práticas e teóricas sobre asseio pessoal, microbiologia e higienização de hortifrútis e de equipamentos.

O objetivo do curso é melhorar a qualidade do atendimento em bares e restaurantes da região, onde a Etec foi instalada no segundo semestre de 2012. Atualmente, 310 alunos estão matriculados no curso Técnico de Cozinha, oferecido pela escola.

O curso foi elaborado pelas professoras do curso Técnico em Cozinha Débora Ramos e Marcelli Chuffi. “A iniciativa é importante por trazer para a escola um público que pode se tornar nosso aluno”, diz Débora.

Etec Santa Ifigênia

A Etec Santa Ifigênia foi inaugurada em agosto. O Centro Paula Souza firmou convênio com o Italian Culinary Institute for Foreigners (Icif), tradicional escola de enogastronomia italiana, para a instalação de um Centro de Hospitalidade na unidade. A parceria já levou quatro professores para a Itália, para formação.

A Etec recém-inaugurada tem como foco preparar profissionais visando o crescimento do mercado esperado por conta dos dois grandes eventos esportivos que o Brasil vai sediar nos próximos anos: a Copa do Mundo 2014 e as Olimpíadas 2016.

Alguns dos equipamentos do futuro Centro de Hospitalidade foram doados por quatro empresas italianas: Angelo Po Grandi Cucine S.P.A; Bake off Italiana S.R.L; Moretti Forni S.P.A; e Valmar Global D.O.O. São fornos combinados, fornos elétricos, máquinas para sorvete, refrigerador, fogões, freezer e modeladora de pizza, distribuídos nos cinco laboratórios (três de Cozinha, um de Cozinha de Demonstração e um de Panificação, Doçaria e Chocolataria).

Entre os ambientes do bloco da unidade estão 19 salas de aula, outros 6 laboratórios (Bar e Cafetaria, Bar e Restaurante, Enologia, Recebimento e Limpeza e 2 de Informática), biblioteca e quadra poliesportiva.

Veja mais reportagens sobre a Etec Santa Ifigênia:

Alckmin inaugura sede do Centro Paula Souza e Etec Santa Ifigênia
Etec e Fatec da Capital ganham nova denominação

Compartilhe


Veja também