Estão abertas as inscrições para o Curso Básico de Enologia da Escola Técnica Estadual (Etec) Santa Ifigênia, na Capital. As aulas gratuitas da turma inaugural acontecem de 5 a 9 de outubro, das 15 às 18 horas. O […]
Mercado de trabalho inclui hotéis, bares, enotecas, restaurantes, e setor de enoturismo, como adegas e vinícolas | Foto: Free images
Estão abertas as inscrições para o Curso Básico de Enologia da Escola Técnica Estadual (Etec) Santa Ifigênia, na Capital. As aulas gratuitas da turma inaugural acontecem de 5 a 9 de outubro, das 15 às 18 horas. O programa de uma semana será aplicado pela representante exclusiva do Italian Culinary Institute for Foreigners no Brasil (ICIF), Paola Tedeschi, e vai abordar desde a história do vinho às técnicas de degustação para analisar a qualidade e as propriedades de diversas variações da bebida. Novas turmas serão abertas a cada bimestre.
“O mercado hoje está muito voltado para essa questão da harmonização de pratos e bebidas, faz parte do currículo de um chef. É importante que ele domine conhecimentos da cozinha à mesa para suprir com mais qualidade a necessidade dos clientes”, diz a coordenadora dos cursos técnicos de Cozinha e Eventos, Marilúcia Pereira. “O curso também é destinado aos enófilos que queiram aprender mais sobre vinho”, completa.
Destinado a maiores de 18 anos, o curso privilegia estudantes de Cozinha e Eventos da própria unidade, mas destinará vagas para o público geral. Os interessados podem enviar o formulário online de inscrição até o dia 1º de outubro.
Para participar, é preciso se inscrever pela internet. A efetivação da matrícula é condicionada à contribuição do aluno com duas garrafas de vinho, um branco e um tinto, que serão utilizados nas atividades práticas. Nenhum outro valor será cobrado. A primeira turma do curso será formada por 26 estudantes. Nas próximas etapas de aulas, serão chamados interessados que submeterem os formulários de inscrição nesse mesmo processo, por ordem de solicitação. O procedimento será repetido até que todos sejam contemplados, para que, então, sejam abertas novas inscrições.