Etec Prof. Basilides de Godoy tem aula de ioga gratuita para estudantes

Depois de um longo tempo de inatividade devido à pandemia, os alunos encontram nessa prática uma maneira de equilibrar corpo e mente e de se sentirem mais tranquilos

16 de janeiro de 2023 9:45 am Etec

Aulas dessa prática surgida na Índia há cerca de cinco mil anos trazem tranquilidade aos estudantes | Foto: Freepik

Uma prática que não faz parte na grade curricular foi implantada na Escola Técnica Estadual (Etec) Prof. Basilides de Godoy, da Capital, de forma livre e voluntária e já colhe bons resultados. A professora Mônica Spada Durante formou, no início do segundo semestre de 2022, uma turma de ioga clássico. Enquanto a diretora da unidade, Carla Cristina Coutinho Garcia, oferecia o auditório para a sua realização, Mônica trazia seu vasto currículo, que inclui uma série de workshops, seminários e congressos com disciplinas que vão da neurociência à radiestesia quântica, além de vários cursos de extensão universitária.

Corpo em movimento

Formada em Arquitetura e Urbanismo, Mônica é uma entusiasta do ioga desde que teve contato com essa prática surgida na Índia há cerca de cinco mil anos. “As questões humanas ainda são as mesmas”, diz. Um dos objetivos da atividade é acalmar a mente para que se possa realizar com tranquilidade as tarefas do dia a dia – que são muitas na vida de um estudante. Com tantas demandas a cumprir, entender que o jovem é capaz de ter o domínio sobre si mesmo já é um aprendizado valioso.

“Os alunos evoluem rapidamente no sentido de perceber as tensões, dissolvê-las e, então, entrar no fluxo natural da vida”, avalia, ciente do desafio enfrentado por quem passou o fim da infância e o começo da adolescência isolado pela pandemia, sem colocar o corpo em movimento.

Cuidados com a saúde

O conjunto de posturas, exercícios respiratórios e meditação que estruturam o ioga tem muito mais ciência do que pode supor um observador mais distraído. Basta lembrar que ela foi incluída na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, por meio da portaria 849/2017 do Ministério da Saúde. “Estamos falando de algo muito concreto, que é o funcionamento do nosso organismo”, avisa Mônica.

As posturas também mandam um recado. A postura da prosperidade coloca uma questão: o que eu tenho de melhor para dar ao mundo é algo de que o mundo precise? A postura do estudante fala da importância de estar aberto para receber o conhecimento, mas com uma atitude crítica, avaliando aquilo que tem e o que não tem valor. São, portanto, lições que reequilibram corpo e mente e ainda propõem reflexões fundamentais, especialmente nessa fase da vida.

Aviso aos pais

Antes de iniciar as aulas, a professora enviou aos pais dos estudantes uma carta em que expunha seu plano de aulas. Ela também conseguiu uma doação de tapetes, feitos de materiais diversos, único material necessário para as aulas. O retorno positivo da turma de cerca de 30 jovens a anima e estimula a continuar neste primeiro semestre de 2023 propondo alternativas para quem não consegue estar sempre presente nos horários estabelecidos. Para isso, ela criou um perfil no WhatsApp com miniaulas, que podem ser assistidas a distância.

Quando foi procurada por Mônica, que se propunha a dar aulas de ioga, a diretora da unidade, Carla Cristina Coutinho Garcia, não hesitou em aceitar a oferta. E não se arrependeu. “Os alunos estão adorando”, ela conta, a partir do retorno que recebe deles – e também de seus pais. Esses são os que mais gostam, porque notam os filhos mais tranquilos.