Etec Parque da Juventude sediará primeiro espaço de coworking público do Estado

Projeto Acessa Campus irá selecionar 80 pessoas para ocupar as salas de coworking por dez meses, oferecendo acesso a espaço de trabalho, internet wi-fi e apoio de profissionais para o desenvolvimento de projetos de startups de forma gratuita

29 de janeiro de 2018 7:16 pm Etec, Institucional

Edital de seleção para o projeto piloto do Acessa Campus foi assinado nesta segunda-feira, 29 | Foto: Gilberto Marques/A2img

O governador Geraldo Alckmin assinou nesta segunda-feira, 29, projeto que visa estimular o empreendedorismo no Estado de São Paulo e apoiar diretamente a micro e pequena empresa e os Microempreendedores Individuais (MEI). Trata-se de um espaço público para realização de trabalho compartilhado, iniciativa adotada globalmente e conhecida como coworking.

Batizado de Acessa Campus, o projeto integra o programa de inclusão digital AcessaSP, da Prodesp, em parceria com o Centro Paula Souza (CPS), por intermédio da Agência Inova Paula Souza. A cerimônia de assinatura contou com a participação do vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Márcio França, da diretora-superintendente do CPS, Laura Laganá, e do diretor presidente da Fundação Telefônica Vivo, Americo Mattar.

Acessa Campus

O primeiro Acessa Campus vai funcionar no espaço do AcessaSP na Escola Técnica Estadual (Etec) Parque da Juventude, localizada na Avenida Cruzeiro do Sul, 2.630, Prédio I, Santana, zona norte da Capital. São 835 metros quadrados de área, ocupando todo um andar do prédio, com cerca de cem posições de trabalho, além de sala de reuniões e espaço lounge.

Serão selecionadas 80 pessoas para ocupar as salas de coworking por 10 meses, tendo acesso a espaço de trabalho, wi-fi e apoio de profissionais para o desenvolvimento dos seus projetos de forma gratuita. Em contrapartida, deverão oferecer horas de palestra, treinamento ou consultoria para a comunidade, especialmente para alunos da Etec.

Dos 80 escolhidos, 60 serão acompanhados pela Fundação Telefônica Vivo por meio da metodologia já testada do projeto Pense Grande, de apoio a iniciativas com impacto socioambiental e tecnologia digital. Os participantes receberão capacitações de assessores e mentores, além de vivenciar experiências com empreendedores e ter acesso a ferramentas para ajudar no desenvolvimento do projeto.

O espaço deve entrar em funcionamento no final de março e terá, ainda, uma sala aberta ao público, com mesas e internet wi-fi, com cerca de 20 lugares, bastando fazer cadastro no local para utilização. Futuramente, serão disponibilizados materiais virtuais sobre empreendedorismo, indústria criativa e inovação e, em momentos específicos, a presença de agentes de formação, apoiando com conhecimentos em gestão, marketing e direito.

Podem se inscrever Microempreendedores Individuais (MEI), micro e pequenas empresas, além de pessoas físicas – prioritariamente jovens, com projetos ou ideias em desenvolvimento, mas ainda não constituídos. É preciso preencher um formulário e montar uma apresentação contando mais sobre seu projeto. As inscrições terão início nesta terça-feira, 30, e seguem até dia 21 de fevereiro pelo site acessasp.sp.gov.br/acessacampus.

Compartilhe


Veja também