Projeto de óculos inteligentes está na competição global da Samsung para desenvolver soluções tecnológicas para problemas reais da sociedade
Óculos inteligentes funcionam como acessório de apoio sensorial para pessoas cegas ou com baixa visão | Crédito: Divulgação
Um par de óculos inteligente desenvolvido por alunos da Escola Técnica Estadual (Etec) Lauro Gomes, em São Bernardo do Campo, promete ampliar a autonomia e a inclusão social de pessoas com deficiência visual. O projeto da Escola Técnica Estadual (Etec) Lauro Gomes é um dos finalistas do Solve for Tomorrow, concurso que abriu nesta quarta-feira (19) o período de votação popular, que vai até 28 de novembro. Registre seu voto.
A proposta dos alunos consiste em um protótipo de óculos inteligentes que funciona como acessório de apoio sensorial para pessoas cegas ou com baixa visão. O dispositivo reúne câmeras, sensores e um sistema de áudio integrado à armação, projetada exclusivamente para essa finalidade.
O software embarcado utiliza inteligência artificial para realizar análise espacial em tempo real de todo o ambiente ao redor do usuário. A tecnologia permite o reconhecimento facial, a identificação de objetos e a leitura de outras informações, que são transmitidas por áudio diretamente ao usuário.
O concurso estudantil global da Samsung é coordenado no Brasil pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). O objetivo da 12ª Edição do Programa Solve for Tomorrow é estimular alunos da rede pública de Ensino Médio a desenvolver soluções tecnológicas para problemas reais da sociedade.
O projeto dos óculos inteligentes — batizado de Occhio — foi criado pelos estudantes do 3º ano do curso técnico de Desenvolvimento de Sistemas Daniel Veras Ferreira, Gabriel da Silva Passos, Manuela Jaques de Almeida, Matheus Rodrigues Lara e Murilo Souza Girotti. O grupo contou com orientação pedagógica das professoras Keila Diniz e Rosangela Panace Menino.
“É motivador ver que nosso esforço pode realmente fazer a diferença na vida das pessoas”, afirma Manuela, coordenadora social e de acessibilidade do projeto. “Chegar à final vai além do reconhecimento: é a prova de que nossas ideias podem sair do papel e melhorar a vida de pessoas reais”, complementa Matheus, responsável pela documentação e gestão da iniciativa.
Avaliação criteriosa
Os dez projetos finalistas foram selecionados com base em critérios como abordagem STEM (acrônimo em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), relevância científica, viabilidade técnica, investigação, colaboração entre os integrantes, criatividade e habilidades mobilizadas. Na última etapa, também serão considerados o potencial de transformação social e a aplicabilidade prática do protótipo.
As semanas que antecederam a final foram intensas para os estudantes, que participaram de mentorias especializadas voltadas ao aperfeiçoamento técnico dos modelos e protótipos.
“A mentoria nos ajudou a pensar em ajustes técnicos, acessibilidade e ergonomia dos óculos, além de nos inspirar a pensar no futuro”, conta Daniel, modelador 3D e responsável pelo banco de dados. “As orientações nos fizeram imaginar novos materiais, tecnologias e possibilidades de evolução. Aprendemos muito”, acrescenta Gabriel, coordenador-geral e responsável pelo hardware.
Divulgação do Resultado
Os times finalistas também irão participar da 6ª Mostra Solve for Tomorrow Brasil, na qual apresentarão seus projetos a uma banca formada por especialistas em educação e em áreas relacionadas à abordagem STEM. O resultado — tanto do júri popular quanto dos três vencedores nacionais — será divulgado no dia 2 de dezembro.
“Cada etapa nos ensinou algo novo, e chegar até aqui é uma conquista que levaremos para sempre”, afirma Murilo, gerente e administrador de banco de dados. “Nosso foco agora é ampliar a inclusão, garantindo que cada detalhe do projeto realmente facilite a rotina de quem vai utilizá-lo.”
A professora Rosangela Panace destaca a importância de iniciativas como o Solve for Tomorrow na formação dos alunos. “Essas experiências estimulam o desenvolvimento de projetos relevantes e reforçam a participação ativa dos estudantes em desafios que impactam a sociedade”, avalia.
A professora Keila Diniz também ressalta a evolução dos jovens durante o processo. “É nítido perceber o crescimento acadêmico e pessoal de cada integrante ao longo das mentorias. Isso demonstra a importância de seguir as orientações ao longo dos três anos de Ensino Médio”, afirma.
Serviço
12º Solve for Tomorrow Brasil
Quem: Alunos da Escola Técnica Estadual (Etec) Lauro Gomes
Quando: entre os dias 19 e 28 de novembro de 2025
Votação: https://solvefortomorrowbrasil.com.br