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Etec Lauro Gomes concorre à votação popular do Solve for Tomorrow

Projeto de óculos inteligentes está na competição global da Samsung para desenvolver soluções tecnológicas para problemas reais da sociedade

18 de novembro de 2025 8:13 pm Projetos

Óculos inteligentes funcionam como acessório de apoio sensorial para pessoas cegas ou com baixa visão | Crédito: Divulgação

Um par de óculos inteligente desenvolvido por alunos da Escola Técnica Estadual (Etec) Lauro Gomes, em São Bernardo do Campo, promete ampliar a autonomia e a inclusão social de pessoas com deficiência visual. O projeto da Escola Técnica Estadual (Etec) Lauro Gomes é um dos finalistas do Solve for Tomorrow, concurso que abriu nesta quarta-feira (19) o período de votação popular, que vai até 28 de novembro. Registre seu voto.

A proposta dos alunos consiste em um protótipo de óculos inteligentes que funciona como acessório de apoio sensorial para pessoas cegas ou com baixa visão. O dispositivo reúne câmeras, sensores e um sistema de áudio integrado à armação, projetada exclusivamente para essa finalidade.

O software embarcado utiliza inteligência artificial para realizar análise espacial em tempo real de todo o ambiente ao redor do usuário. A tecnologia permite o reconhecimento facial, a identificação de objetos e a leitura de outras informações, que são transmitidas por áudio diretamente ao usuário.

O concurso estudantil global da Samsung é coordenado no Brasil pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). O objetivo da 12ª Edição do Programa Solve for Tomorrow é estimular alunos da rede pública de Ensino Médio a desenvolver soluções tecnológicas para problemas reais da sociedade.

O projeto dos óculos inteligentes — batizado de Occhio — foi criado pelos estudantes do 3º ano do curso técnico de Desenvolvimento de Sistemas Daniel Veras Ferreira, Gabriel da Silva Passos, Manuela Jaques de Almeida, Matheus Rodrigues Lara e Murilo Souza Girotti. O grupo contou com orientação pedagógica das professoras Keila Diniz e Rosangela Panace Menino.

“É motivador ver que nosso esforço pode realmente fazer a diferença na vida das pessoas”, afirma Manuela, coordenadora social e de acessibilidade do projeto. “Chegar à final vai além do reconhecimento: é a prova de que nossas ideias podem sair do papel e melhorar a vida de pessoas reais”, complementa Matheus, responsável pela documentação e gestão da iniciativa.

Avaliação criteriosa

Os dez projetos finalistas foram selecionados com base em critérios como abordagem STEM (acrônimo em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), relevância científica, viabilidade técnica, investigação, colaboração entre os integrantes, criatividade e habilidades mobilizadas. Na última etapa, também serão considerados o potencial de transformação social e a aplicabilidade prática do protótipo.

As semanas que antecederam a final foram intensas para os estudantes, que participaram de mentorias especializadas voltadas ao aperfeiçoamento técnico dos modelos e protótipos.

“A mentoria nos ajudou a pensar em ajustes técnicos, acessibilidade e ergonomia dos óculos, além de nos inspirar a pensar no futuro”, conta Daniel, modelador 3D e responsável pelo banco de dados. “As orientações nos fizeram imaginar novos materiais, tecnologias e possibilidades de evolução. Aprendemos muito”, acrescenta Gabriel, coordenador-geral e responsável pelo hardware.

Divulgação do Resultado

Os times finalistas também irão participar da 6ª Mostra Solve for Tomorrow Brasil, na qual apresentarão seus projetos a uma banca formada por especialistas em educação e em áreas relacionadas à abordagem STEM. O resultado — tanto do júri popular quanto dos três vencedores nacionais — será divulgado no dia 2 de dezembro.

“Cada etapa nos ensinou algo novo, e chegar até aqui é uma conquista que levaremos para sempre”, afirma Murilo, gerente e administrador de banco de dados. “Nosso foco agora é ampliar a inclusão, garantindo que cada detalhe do projeto realmente facilite a rotina de quem vai utilizá-lo.”

A professora Rosangela Panace destaca a importância de iniciativas como o Solve for Tomorrow na formação dos alunos. “Essas experiências estimulam o desenvolvimento de projetos relevantes e reforçam a participação ativa dos estudantes em desafios que impactam a sociedade”, avalia.

A professora Keila Diniz também ressalta a evolução dos jovens durante o processo. “É nítido perceber o crescimento acadêmico e pessoal de cada integrante ao longo das mentorias. Isso demonstra a importância de seguir as orientações ao longo dos três anos de Ensino Médio”, afirma.

Serviço
12º Solve for Tomorrow Brasil
Quem: Alunos da Escola Técnica Estadual (Etec) Lauro Gomes
Quando: entre os dias 19 e 28 de novembro de 2025
Votação: https://solvefortomorrowbrasil.com.br

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