Etec Lauro Gomes celebra 50 anos e inaugura centro de memória com seu acervo histórico

O Centro Paula Souza comemora nesta segunda-feira, 13, o aniversário de 50 anos da Escola Técnica Estadual (Etec) Lauro Gomes, em São Bernardo do Campo. A cerimônia contou com a participação do secretário de Desenvolvimento […]

13 de outubro de 2014 5:50 pm Institucional

Crédito: Divulgação | Laboratório de Eletrônica da Etec Lauro Gomes na década de 1970

O Centro Paula Souza comemora nesta segunda-feira, 13, o aniversário de 50 anos da Escola Técnica Estadual (Etec) Lauro Gomes, em São Bernardo do Campo. A cerimônia contou com a participação do secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Nelson Baeta Neves Filho, e do vice-diretor superintendente do Centro Paula Souza, César Silva.

Durante o evento, foi inaugurado o centro de memória da unidade. O espaço conta com acervo de fotos, documentos, troféus e equipamentos dos primeiros cursos técnicos oferecidos, além de um busto do ex-prefeito Lauro Gomes, patrono e idealizador da escola.

Criada em 1957 com o objetivo de formar profissionais para atender o polo industrial que começava a ganhar impulso no Grande ABC, a unidade foi estruturada em 1964 para oferecer, no ano seguinte, o curso Técnico Industrial de Construção de Máquinas e Motores (atualmente Técnico em Mecânica).

No decorrer das décadas, a Etec ganhou novos cursos e laboratórios. Em 1981, foi integrada ao Centro Paula Souza e hoje tem 4 mil alunos nos cursos técnicos de Administração, Automação Industrial, Contabilidade, Eletroeletrônica, Eletrônica, Informática, Informática para Internet, Logística, Mecatrônica, Química, Secretariado e Telecomunicações. A unidade também oferece Ensino Médio e seis cursos técnicos integrados ao Médio. As inscrições para o processo seletivo do primeiro semestre de 2015 já estão abertas e podem ser feitas até o dia 7 de novembro pelo site www.vestibulinhoetec.com.br. A taxa de inscrição é de R$ 30. O exame será no dia 7 de dezembro.

Via Rápida Emprego

O posto fixo do Via Rápida Emprego, localizado no campus da Etec Lauro Gomes, oferece os cursos de eletricista, azulejista, maquiagem, manicure, entre outros. Coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI) do Governo do Estado de São Paulo em parceria com o Centro Paula Souza, o programa oferece capacitação profissional para cidadãos que buscam ingressar no mercado de trabalho ou abrir um negócio, com cursos rápidos de 80 a 250 horas.

Em setembro, a unidade recebeu também uma carreta móvel com o curso profissionalizante gratuito de Soldador, que fica no local até o fim de outubro. São oferecidas 60 vagas, distribuídas pelos períodos manhã, tarde e noite para uma carga horária de 100 horas/aula por curso. O objetivo é capacitar profissionais para realização de processos de soldagem e corte de peças e ligas metálicas para a indústria.

Os participantes dos cursos do Via Rápida Emprego recebem R$ 150 de subsídio para transporte e R$ 100 para alimentação. Já os desempregados, sem seguro-desemprego ou beneficio previdenciário têm direito a R$ 210 de bolsa-auxílio mensal durante o período da capacitação. Para se inscrever, o interessado deve preencher formulário no site www.viarapida.sp.gov.br e aguardar convocação.

Desde que foi lançado, em 2011, o programa já atendeu mais de 190 mil pessoas com oferta de cursos nos 645 municípios paulistas, com 3 postos fixos e 29 unidades móveis.