Etec Jornalista Roberto Marinho participa do Festival Internacional de Curtas metragens

Depois do sucesso de 2012, alunos da Escola Técnica Estadual (Etec) Jornalista Roberto Marinho estarão novamente neste ano na Noite de Kino, atividade voltada para estudantes, que integra o 24º Festival Internacional de Curtas metragens de […]

22 de agosto de 2013 12:30 pm Institucional

Cena do vídeo apresentado pelos alunos em 2012, na Cinemateca, na Noite de Kino. / Reprodução do Youtube.

Depois do sucesso de 2012, alunos da Escola Técnica Estadual (Etec) Jornalista Roberto Marinho estarão novamente neste ano na Noite de Kino, atividade voltada para estudantes, que integra o 24º Festival Internacional de Curtas metragens de São Paulo. O evento começa hoje e vai até o dia 30 de agosto e a participação da unidade ocorrerá entre sábado (24) e segunda (26).

O projeto funciona como uma espécie de gincana. Os jovens são convidados para um café da manhã durante o qual recebem o tema que terão de usar na produção do curta. Nos dois dias seguintes, devem ter uma ideia, fazer a roteirização, pré-produção, produção, edição, finalização e exibição do vídeo. A escola pode ser usada como ponto de apoio para o trabalho e os quatro estudantes que formam a equipe acabam nem dormindo para executar a tarefa.

No ano passado, o curta Obélio Águas foi um dos mais aplaudidos pelo público. A partir do tema água, os alunos da Etec Roberto Marinho procuraram uma alternativa às abordagens clássicas desse assunto. Buscaram inspiração na estética cinematográfica das décadas de 1960 e 1970 e no filme O Bandido da Luz Vermelha, dirigido por Roberto Sganzerla. O resultado entusiasmou a plateia da Cinemateca, local da apresentação.

Conquista

Não se trata de uma competição e, portanto, não há vencedores. Mas o professor que acompanhou os estudantes, Verbis Júnior, conta que o retorno foi bastante positivo. “Muita gente nos pediu o vídeo depois”, lembra. Além disso, os ganhos para os alunos são significativos. “Eles aprendem a trabalhar na pressão e em equipe.”

A Etec Roberto Marinho foi a primeira escola técnica a participar da Noite de Kino. Antes, apenas faculdades podiam participar. A apresentação dos curtas produzidos por estudantes será às 21 horas de segunda (26), no Museu da Imagem e do Som (MIS).

Compartilhe


Veja também