Etec inaugurada nesta quarta em Pirituba atende 430 alunos

O governador Geraldo Alckmin entregou nesta quarta-feira, 25, a Escola Técnica Estadual (Etec) Profª Drª Doroti Quiomi Kanashiro Toyohara, localizada no bairro de Pirituba, na Capital. Participaram do evento o prefeito de São Paulo, Gilberto […]

25 de abril de 2012 5:00 pm Etec

O governador Geraldo Alckmin entregou nesta quarta-feira, 25, a Escola Técnica Estadual (Etec) Profª Drª Doroti Quiomi Kanashiro Toyohara, localizada no bairro de Pirituba, na Capital. Participaram do evento o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa, e a diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, entre outras autoridades.

A Etec, que iniciou suas atividades no segundo semestre de 2011 oferecendo três cursos técnicos – Contabilidade, Eletroeletrônica e Segurança do Trabalho –, hoje está com 430 alunos matriculados. O governador destacou o alto índice de empregabilidade dos técnicos formados pelas Etecs: de cada cinco, quatro estão empregados após um ano da conclusão do curso. “Nossos alunos são disputados no mercado de trabalho”.

A novidade no processo seletivo para o primeiro semestre de 2012 foi a implantação do Ensino Médio, com 745 inscritos concorrendo às 80 vagas, o que representa 9,31 candidatos por vagas. Neste Vestibulinho, o curso técnico de Segurança do Trabalho, à noite, teve o maior índice de candidato por vaga – 10,13.

A Prefeitura da Capital cedeu o terreno para que o Estado construísse o prédio da Etec, que abriga, entre outros ambientes, 12 salas de aula, 7 laboratórios (sistemas de automação,  máquinas e instalações elétricas, segurança do trabalho, eletricidade analógica e potência, eletricidade digital e processados, e 2 de informática),  biblioteca, salas administrativas, além de espaço destinado a sala fitness. O governo vem fazendo um grande esforço para ampliar a rede de Etecs e Fatecs no Estado”, ressaltou Paulo Barbosa.

O valor do investimento no imóvel superou R$ 13,6 milhões. O governo estadual investiu também R$ 270 mil em mobiliário e equipamentos entre 2010 e 2012. Estão previstos, ainda, cerca de R$ 3 milhões para equipar os laboratórios de processos de fabricação, eletricidade e telecomunicações, metrologia e ciências, para ampliar o atendimento ao curso de Eletroeletrônica e atender ao futuro curso de Projetos Mecânicos, com previsão de ser implantado na unidade em 2013.

“Temos trabalhado arduamente, mas com muito prazer, para democratizar a educação profissional no Estado, que é imprescindível para o desenvolvimento econômico de São Paulo e do Brasil”, disse Laura Laganá.

Reajuste

Também foi anunciado um reajuste salarial de 10,20% para professores e servidores administrativos do Centro Paula Souza, porcentagem que supera a inflação acumulada no período de maio de 2011 a abril de 2012 – 5,25% –, segundo o IPC-FIPE, índice de preços ao consumidor calculado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.

A proposta de aumento, que vigora a partir de 1º de julho de 2012, será submetida à Assembleia Legislativa do Estado e deve beneficiar mais de 17 mil profissionais – 10.351 professores das Escolas Técnicas (Etecs), 2.379 das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e 4.741 servidores administrativos da instituição. A proposta abrange também os inativos.

Vestibulinho

Durante o evento, o governador também anunciou a abertura de inscrições para o processo seletivo das Etecs para o segundo semestre de 2012, que vão de 27 de abril a 17de maio – no último dia, o prazo termina às 15 horas. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo www.vestibulinhoetec.com.br – o Manual do Candidato estará disponível para download neste site. O Vestibulinho oferece 63.678 vagas para o Ensino Técnico. O exame será no dia 17 de junho.