Etec Guaratinguetá incentiva coleta de lixo tecnológico

Alunos dos cursos técnicos de Eletromecânica e de Segurança do Trabalho, da Etec Professor Alfredo de Barros Santos, de Guaratinguetá, desenvolveram um projeto para conscientizar a população e coletar produtos recicláveis que ultrapassou os limites […]

15 de agosto de 2008 5:15 pm Etec

Crédito: Freepik

Alunos dos cursos técnicos de Eletromecânica e de Segurança do Trabalho, da Etec Professor Alfredo de Barros Santos, de Guaratinguetá, desenvolveram um projeto para conscientizar a população e coletar produtos recicláveis que ultrapassou os limites da escola.

O projeto Lixo Tecnológico já recolheu mais de 100 quilos de materiais, como pilhas, baterias de celular e circuitos eletrônicos que, quando descartados de maneira inadequada, trazem danos ao meio ambiente e risco à saúde da população.

O primeiro passo foi dado em março deste ano, quando os estudantes percorreram as salas de aula da Etec para divulgar a ação e conscientizar os colegas sobre os perigos que esses resíduos oferecem se não forem corretamente reaproveitados.

Os metais pesados contidos nas pilhas e baterias, como chumbo, zinco e mercúrio, podem provocar desde anemia até problemas renais, pulmonares e cerebrais, além de contaminar o solo. Os estudantes também foram orientados a trazer de casa as pilhas e baterias que iriam para o lixo, para uma lixeira especial instalada na Etec.

A resposta dos alunos foi surpreendente. “Eles passaram a educar as próprias famílias, amigos e vizinhos sobre a necessidade da coleta adequada desses materiais. Se tornaram agentes multiplicadores do projeto”, conta a coordenadora do Lixo Tecnológico, Fátima Peixoto da Silva. Cartazes e panfletos também foram utilizados na divulgação.

Cartazes e panfletos também foram confeccionados para ajudar na divulgação. A população passou a demonstrar interesse. “Depois que têm consciência, as pessoas passaram a tomar mais cuidado”, diz Fátima.

O resultado é que hoje são 17 pontos de coleta, com as lixeiras especiais (foto da página inicial), em cinco cidades da região. De acordo com a coordenadora, o projeto vai ser apresentado na 2ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza, em outubro.

Compartilhe


Veja também