Etec Getúlio Vargas vence Febrace e vai para os EUA

Um projeto dos alunos da Etec Getúlio Vargas (São Paulo) venceu o prêmio principal da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, Criatividade e Inovação (Febrace) e foi selecionado para a Feira Internacional de Ciências e […]

28 de março de 2011 10:25 am Etec

Tiago e Adriana premiados na Febrace

Um projeto dos alunos da Etec Getúlio Vargas (São Paulo) venceu o prêmio principal da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, Criatividade e Inovação (Febrace) e foi selecionado para a Feira Internacional de Ciências e Engenharia da Intel (Intel ISEF), que ocorre 8 a 13 de maio, em Los Angeles, Califórnia. O trabalho vencedor na categoria Ciências Exatas e da Terra, “Oleoquímica: reutilização de óleo de soja para produção de resinas”, foi desenvolvido pelos estudantes Tiago de Oliveira e Adriana Santana, orientados por Silvia Fernandes.

A premiação ocorreu no sábado, 26, no encerramento das atividades da 9ª edição da Febrace, que contou com uma cerimônia no Palácio dos Bandeirantes para premiar os melhores projetos em sete áreas do conhecimento.

A experiência dos estudantes apontou que 1 litro de óleo de soja usado rende 2,85 litros de resina e 7,2 litros de tinta. É uma produtividade semelhante à da resina feita de óleo não usado. O produto cobre madeira, papel e tecido e, com duas demãos, impermeabiliza as superfícies. “Nossa tinta economizaria R$ 5 milhões por ano à indústria e a reciclagem de óleo deixaria de poluir 2 trilhões de litros de água anualmente”, explica Tiago de Oliveira.

“Ainda não ‘caiu a ficha’ de que vou para os Estados Unidos”, disse Oliveira, entusiasmado, enquanto sua colega Adriana Santana vibrava, entre lágrimas. A chefe de gabinete do Centro Paula Souza, Elenice Belmonte, comemorou: “É um orgulho para o Centro Paula Souza, pois os selecionados para a Intel ISEF são os melhores do mundo”.

Mais prêmios

Além de revelar os projetos selecionados para os EUA, a cerimônia distribuiu prêmios por categoria. Também em Ciências Exatas e da Terra, a Etec Júlio de Mesquita recebeu o 1º lugar pelo trabalho “Da culinária, ao banho, a planta – produtos contendo tomilho”. Sob orientação de Jhonny Frank Joca e Magali Canhamero, Lilian Martins e Caroline Winkler aproveitaram a erva usada para aromatizar molhos e assados em hidratantes para as mãos e em produtos para controle de pragas na agricultura.

Na edição anterior da Febrace, em 2010, duas Etecs estiveram entre as campeãs: Prof. Carmelino Corrêa Júnior, de Franca, e Getúlio Vargas, de São Paulo. As Etecs já foram vencedoras em outras três oportunidades: em 2008, com a Trajano Camargo, de Limeira; em 2007, com a Getúlio Vargas, de São Paulo; e em 2004, com a Polivalente, de Americana.

Confira as fotos da cerimônia da premiação em  http://www.facebook.com/centropaulasouzasp e conheça os projetos da Febrace.

Compartilhe


Veja também