Etec de Tatuí participa de Mostra de Ciências no Pará com Ecopote para mudas feito com papel reciclado

Anamaria Roarelli Walti e Gabriel da Mota Silveira, recém-formados pela Escola Técnica Estadual (Estadual) Salles Gomes, de Tatuí, vão apresentar o projeto Ecopote na 3.ª Mostra de Ciências e Tecnologia em Igarapé-Miri, no Pará, entre […]

18 de setembro de 2012 10:00 am Etec

Professora Angela (primeira à esquerda) e Gabriel (de óculos, à direita), na premiação do 1.º Benchmarkin Junior, em agosto, embarcam nesta segunda. / Divulgação.

Anamaria Roarelli Walti e Gabriel da Mota Silveira, recém-formados pela Escola Técnica Estadual (Estadual) Salles Gomes, de Tatuí, vão apresentar o projeto Ecopote na 3.ª Mostra de Ciências e Tecnologia em Igarapé-Miri, no Pará, entre 18 e 21 de setembro.

Orientados pela professora Angela Capelari Renzano, enquanto cursavam o curso técnico em Meio Ambiente, os jovens desenvolveram o Ecopote, um recipiente biodegradável para o plantio de mudas com base em papel reciclado, contribuindo com a proteção do meio ambiente de duas maneiras: por meio da reutilização de materiais como papelão – de baixo custo –, e também por ser transplantado ao solo juntamente com a muda, sem gerar resíduo poluente, como são os tubetes de polipropileno e os sacos plásticos de polietileno.

“Fizemos um projeto de viveiro e notamos que a maioria das embalagens para mudas eram feitas de plástico e descartadas no lugar do plantio, o que polui o solo”, diz Gabriel. “Conseguimos papelão sem custo e criamos o Ecopote usando esse material como base, além de fibra de coco e calcário. Cada 500 g de papelão rendem cerca de 60 potes ao custo de R$ 0,30 a R$ 0,50.”

A Etec de Tatuí vai concorrer a diversas premiações, inclusive o credenciamento para representar o Brasil na feira da Mouvement International pour le Loisir Scientifique et Technique (movimento internacinal por atividades de lazer em ciência e tecnologia) – Milset, em Dubai, Exporecerca Jove, em Barcelona, na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia – Febrace (SP), na Mostra de Criatividade em Ciências, Artes e Tecnologia – Mostratec (RS), Ciência Jovem (PE), entre outras.

Em 2012, o projeto participou da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia – Febrace, em São Paulo, e do Benchmarking Jr, promovido pelo Instituto Mais Atitude Instituto Socioambiental (Imais), conquistando o 6º lugar entre os dez melhores trabalhos em sustentabilidade desenvolvidos por jovens talentos.

Na Feira Tecnológica do Centro Paula Souza – Feteps 2010, os desenvolvedores do Ecopote receberam o prêmio especial para representar o Centro Paula Souza na Mostra de Criatividade em Ciências, Artes e Tecnologia – Mostratec em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, em outubro de 2011. Neste evento, foram premiados com o credenciamento para a Mostra no Pará.

O ecopote com mudas feito a partir de papel reciclável. / Divulgação.

Compartilhe


Veja também