Etec de São Sebastião desenvolve biocida para controlar coral invasor

Em parceria com cientistas da USP, estudantes do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Meio Ambiente testam pasta que impede a rápida proliferação dos animais marinhos

10 de janeiro de 2024 11:14 am Etec

Espécie originária do Oceano Pacífico compete com espécies nativas e gera desequilíbrio ecológico | Foto: Sergio Augusto Coelho de Souza

Estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) de São Sebastião desenvolveram um projeto de pesquisa em parceria com cientistas do Centro de Biologia Marinha (CEBIMar) da Universidade de São Paulo (USP). O objetivo do grupo é conter a bioinvasão do coral-sol, uma espécie originária do Oceano Pacífico, que se prolifera rapidamente e compete com espécies nativas, gerando desequilíbrio ecológico.

Eduarda Espindola Silva, Gusthavo Marques Dantas Pereira de Araújo e Kauê Câmara Leal de Oliveira são alunos do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Meio Ambiente e, no laboratório de ciências da Etec, desenvolveram uma pasta aderente, com ingredientes acessíveis e de fácil disponibilidade no mercado, como soda-cáustica, para preservação da vida marinha. O tema está relacionado a um dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentáveis (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) para 2030, que trata da preservação da vida na água.

“Esse coral tem infestado o litoral brasileiro inteiro, a ponto de chegar até a unidade de preservação de Alcatrazes. Os estudantes usaram muita criatividade para desenvolver um biocida nesse formato”, conta o orientador do grupo, Fernando Freitas de Oliveira.

A pasta passou por algumas etapas até atingir a consistência necessária e foi levada a testes no CEBIMar por intermédio dos pesquisadores Maria Soledad Lopez e Sérgio Augusto Coelho de Souza. Os resultados mostraram que o produto promove a necrose tecidual e a morte dos corais invasores. A pesquisa, produção e o resultado, foram publicados como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), intitulado: Desenvolvimento de Produto Biocida para Aplicação no Controle da Bioinvasão pelo Coral-Sol.

“Já temos uma boa relação com a USP em São Sebastião, realizando visitações e atividades. Mas é a primeira vez que desenvolvemos um trabalho tão importante em conjunto. Esses alunos praticamente fizeram uma iniciação científica, ao lado de pesquisadores renomados”, completa Oliveira.

A próxima etapa do trabalho é a realização de experimentos para avaliar a eficácia do produto in loco, em costões rochosos que estão infestados com esse coral invasor. Até o momento, o controle da infestação pelo coral-sol envolve métodos trabalhosos e dispendiosos, como a remoção manual por mergulhadores.

Etec São Sebastião

A Etec de São Sebastião oferece Ensino Médio Integrado ao Técnico em Marketing, Meio Ambiente, Nutrição e Dietética, Agenciamento de Viagens e Administração. Oferta ainda a modalidade Articulação dos Ensinos Médio-Técnico e Superior (AMS) em Administração e Desenvolvimento de Sistemas. Também é possível cursar técnicos modulares no período noturno, na modalidade presencial, em Gastronomia e Teatro. Para ingresso, é necessário se inscrever no processo seletivo, aberto duas vezes por ano. Para informações, acesse: https://www.vestibulinhoetec.com.br/home/.