Estudantes do 3º ano do Ensino Médio com ênfase em Linguagens, Ciências Humanas e Sociais vão auxiliar os colegas interessados em fazer o documento
Estudantes da Etec Adolpho Berezin na Câmara Municipal de Mongaguá l Foto: Divulgação
Conhecer o funcionamento dos poderes públicos e entender o papel do jovem no funcionamento da sociedade. Este é o objetivo dos estudantes do Ensino Médio com ênfase em Linguagens, Ciências Humanas e Sociais da Escola Técnica Estadual (Etec) Adolpho Berezin, de Mongaguá, na Baixada Santista, que participam do Projeto Cidadania – Protagonismo Juvenil na Política.
Além de aprenderem e pesquisarem sobre a história política do Brasil e do mundo em sala de aula, os alunos do terceiro ano estão realizando uma série de ações como trabalho de campo. A primeira foi uma visita à Câmara Municipal de Mongaguá, onde entrevistaram vereadores e conheceram o trabalho dos representantes do legislativo municipal.
“Os próprios alunos escolheram trabalhar com esse tema”, explica Leônidas Faria, professor que coordena a atividade junto com Adriana Araújo. “O próximo passo do projeto é uma audiência com o prefeito e uma visita à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) para entrevistar um deputado estadual”, diz o educador.
Além das visitas, os estudantes estão fazendo um mutirão na própria Etec para auxiliar os colegas a tirarem o Título de Eleitor, até esta quarta-feira (13). “Eles elaboram um vídeo e cartaz para divulgar a ação”, afirma Faria.
Confira abaixo o vídeo gravado pelos alunos: