Projeto de Etec é finalista de prêmio da Samsung

Recipiente biodegradável feito de borra de café e bagaço de cana é um dos dez classificados para final do Respostas para o Amanhã; projeto propõe sustentabilidade ao cultivo de mudas em viveiros

18 de outubro de 2021 10:02 am Etec

Estudantes elaboraram projeto especialmente para o Prêmio Respostas para o Amanhã l Foto: Divulgação

Criado por estudantes do curso técnico de Química integrado ao Ensino Médio da Escola Técnica Estadual (Etec) Cidade do Livro, localizada em Lençóis Paulista, na Região de Bauru, o Tubete agrícola de bioplástico a partir de blendas de nanocelulose está entre os dez finalistas do Prêmio Respostas para o Amanhã. O projeto foi elaborado especialmente para participar da competição e pretende trazer mais sustentabilidade aos viveiros de cultivo de mudas.

O Respostas para o Amanhã é a iniciativa brasileira do Solve For Tomorrow, programa global da Samsung, que em 2021 ocorre em 35 países. O objetivo é estimular e divulgar projetos de investigação e experimentação científica e tecnológica desenvolvidos por estudantes do Ensino Médio de escolas públicas. No Brasil, é realizado desde 2014 e tem abrangência nacional.

O projeto da Etec de Lençóis Paulista prevê a substituição dos recipientes de plástico utilizados para cultivar as mudas nos viveiros, os tubetes, por um modelo biodegradável, feito a partir de borras de café e bagaço de cana, dois resíduos encontrados em abundância no Estado de São Paulo.

“Além de diminuir o estresse físico da planta durante o transplantio, que é a transferência da muda do tubete para o local definitivo de plantio, o recipiente biodegradável evita o descarte do plástico no meio ambiente porque vai para a terra junto com a planta, podendo ainda enriquecer o solo”, explica Maria Eduarda Lopes, uma das estudantes responsáveis.

Ela desenvolveu o projeto junto com os colegas Ana Cecilia dos Santos, Janaina Ferraz, Júlia de Matos e Leonardo Fraga. O grupo teve as professoras Viviane Léo e Luciana Hueb como orientadora e coorientadora, respectivamente.