Pelo segundo ano consecutivo, alunos da Etec Rosa Perrone Scavone, de Itatiba, desenvolveram projeto voltado para inclusão e venceram o concurso Construindo a Nação, desta vez na categoria Destaque Social. O projeto Passos para a […]
Ex-alunos da Etec de Itatiba (de pé), entre eles Renato José Zanella (centro), que representaram a escola ontem na entrega do prêmio. / Foto – Divulgação.
Pelo segundo ano consecutivo, alunos da Etec Rosa Perrone Scavone, de Itatiba, desenvolveram projeto voltado para inclusão e venceram o concurso Construindo a Nação, desta vez na categoria Destaque Social. O projeto Passos para a Solidariedade (ou Tutor de Marcha) foi desenvolvido por 40 alunos do curso técnico em Mecânica – Projetos. A entrega de certificados e troféus aconteceu hoje, 12, na Sala São Paulo, na Capital. Cento e cinquenta escolas inscreveram-se na edição 2011-2012.
O Tutor de Marcha faz a função de pernas mecânicas. Tem um apoio para costas e braços e se parece com um andador. Desenvolvido para ajudar na reabilitação física e na melhora dos movimentos musculares e das articulações, foi elaborado com materiais reciclados e teve baixo custo (R$ 800). Produtos com função similar disponíveis no mercado custam entre R$ 18 mil e R$ 270 mil. Os estudantes tiveram acompanhamento de profissionais da Apae e do Asilo São Vicente de Paula.
“É muito gratificante ganhar mais um prêmio com este projeto, que começou com um trabalho de conclusão de curso e foi uma experiência totalmente nova para mim”, conta Renato José Zanella, de 18 anos, recém-formado na Etec Itatiba e que hoje estuda Engenharia Civil. “Aprendi a trabalhar como em uma empresa, pois dividimos o grupo de 40 pessoas em setores, todos interligados.” Segundo ele, o grupo teve a supervisão de uma fisioterapeuta, que aprovou o tutor de marcha depois de incluído um cinto para fixar na cintura. A invenção já havia sido premiada no ano passado na 5ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps).
Na edição 2010-2011 do Prêmio Construindo a Nação, a Etec de Itatiba ficou em primeiro lugar na categoria Ensino Médio, com o Projeto Acessibilidade Sobre Rodas, ao desenvolver duas cadeiras de rodas diferenciadas e com preços acessíveis: uma para portadores de paralisia cerebral, com sistema de amortecedores, freios e elevação; e outra com cilindro de oxigênio acoplado.