Etec de Itatiba vence o Prêmio Construindo a Nação

Pelo quarto ano consecutivo a Escola Técnica Estadual (Etec) Rosa Perrone Scanove, de Itatiba, é uma das vencedoras do Prêmio Construindo a Nação 2013, promovido pelo Instituto da Cidadania Brasil e Fundação Volkswagen. A unidade foi […]

27 de dezembro de 2013 12:47 pm Etec

Pelo quarto ano consecutivo a Escola Técnica Estadual (Etec) Rosa Perrone Scanove, de Itatiba, é uma das vencedoras do Prêmio Construindo a Nação 2013, promovido pelo Instituto da Cidadania Brasil e Fundação Volkswagen. A unidade foi primeira colocada entre as instituições de ensino profissionalizante, seguida pelo Instituto Dom Bosco e da Etec Jaraguá, que ficou com a terceira colocação, ambos na Capital.

O projeto Acelerador Biomecânico da Atividade Motora Cerebral, ou Step By Step, desenvolvido pelos alunos Gabriel Guerra Freire e Rangel Lino Guimarães do curso técnico de Projetos Mecânicos, foi apresentado no ano passado na Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps) e foi destaque na categoria inclusão social. Os jovens desenvolveram um equipamento fisioterápico, interativo e sustentável, que possibilita as pessoas sem movimento nas pernas a fortalecer a musculatura.

A estrutura é feita para sustentar pacientes portadores de paralisia cerebral, paraplegia ou tetraplegia. Produzido com material leve e de baixo custo, o aparelho se torna uma máquina de exercício e correção de postura. O uso contínuo ajuda ao deficiente gradativamente restaurar a locomoção, dependendo do grau, nível e intensidade da lesão.

Para a viabilização do projeto, a Etec Rosa Perrone Scanove  firmou parcerias com a Prefeitura Municipal de Itatiba, a Secretaria Municipal de Educação e Secretaria de Ação Social, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e o Asilo São Vicente de Paula.

O evento de premiação será realizado no dia 17 de março de 2014, na Sala São Paulo, Estação Júlio Prestes, na Capital.