Etec de Itatiba recebe o Prêmio Construindo a Nação

Pelo quarto ano consecutivo, a Escola Técnica Estadual (Etec) Rosa Perrone Scanove, de Itatiba, é uma das vencedoras do Prêmio Construindo a Nação 2013, promovido pelo Instituto da Cidadania Brasil, com apoio da Fundação Volkswagen. A […]

17 de março de 2014 2:00 pm Etec

Pelo quarto ano consecutivo, a Escola Técnica Estadual (Etec) Rosa Perrone Scanove, de Itatiba, é uma das vencedoras do Prêmio Construindo a Nação 2013, promovido pelo Instituto da Cidadania Brasil, com apoio da Fundação Volkswagen. A entrega do prêmio será feita na tarde desta segunda-feira, 17, na Sala São Paulo, Estação Júlio Prestes, na Capital.

Leia Mais:

Bancada para pessoas com deficiência, tinta feita com pneu reciclado e software para irrigação são alguns dos vencedores da Feteps 2012

Projetos de Etecs entusiasmam visitantes em evento de inclusão

A unidade foi primeira colocada entre as instituições de ensino profissionalizante, seguida pelo Instituto Dom Bosco e da Etec Jaraguá, que ficou com a terceira colocação, ambos na Capital.

O projeto Acelerador Biomecânico da Atividade Motora Cerebral, ou Step By Step, desenvolvido pelos alunos Gabriel Guerra Freire e Rangel Lino Guimarães do curso técnico de Projetos Mecânicos, foi apresentado em 2012 na Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps) e foi destaque na categoria inclusão social. Os jovens desenvolveram um equipamento fisioterápico, interativo e sustentável, que possibilita o fortalecimento da musculatura às pessoas sem movimento nas pernas.

A estrutura é feita para sustentar pacientes portadores de paralisia cerebral, paraplegia ou tetraplegia. Produzido com material leve e de baixo custo, o aparelho se torna uma máquina de exercício e correção de postura. O uso contínuo ajuda o deficiente gradativamente a restaurar a locomoção, dependendo do grau, nível e intensidade da lesão.

Para a viabilização do projeto, a Etec Rosa Perrone Scanove  firmou parcerias com a Prefeitura Municipal de Itatiba, a Secretaria Municipal de Educação e Secretaria de Ação Social, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e o Asilo São Vicente de Paula.

Compartilhe


Veja também