Etec de Itatiba conquista Prêmio Construindo a Nação

A Escola Técnica Estadual (Etec) Rosa Perrone Scavone, de Itatiba, ficou com a primeira colocação, na categoria Ensino Técnico, no Prêmio Construindo a Nação 2014. É o quinto ano consecutivo que a Etec conquista a […]

12 de dezembro de 2014 12:43 pm Institucional

Crédito: Divulgação | O estudante Izaias Marcolino da Silva utiliza impresso do Smart Brailer

A Escola Técnica Estadual (Etec) Rosa Perrone Scavone, de Itatiba, ficou com a primeira colocação, na categoria Ensino Técnico, no Prêmio Construindo a Nação 2014. É o quinto ano consecutivo que a Etec conquista a posição. Promovido pelo Instituto da Cidadania Brasil, Fundação Volkswagen, Sebrae-SP e outros parceiros, o prêmio visa estimular, reconhecer e difundir ações realizadas por escolas e seus alunos na melhoria ou resolução de problemas nas comunidades.

Com o projeto “Smart Brailler e Colete Sinalizador: Mecanismos de Autonomia para o Deficiente Visual”, a Etec Rosa Perrone Scavone conquistou, pelo quinto ano consecutivo, o primeiro lugar na categoria. Os dois equipamentos buscam conceder autonomia a deficientes visuais e foram desenvolvidos com o intuito de auxiliar um estudante da própria unidade.

O Smart Brailler é uma impressora adaptada que permite ao usuário traduzir arquivos de diferentes línguas e extensões e imprimir em formato braile. O dispositivo minimiza as dificuldades vivenciadas pelo deficiente e facilita sua inserção no meio escolar e profissional. Já o Colete Sinalizador possibilita ao deficiente perceber objetos ou pessoas próximas a ele por meio de vibrações que o equipamento emite.

As Etecs de Ferraz de Vasconcelos e de Lins também inscreveram seus projetos e concorreram ao prêmio. As duas escolas deverão receber certificado de participação. A premiação acontece no dia 15 de dezembro, às 15 horas, na Pinacoteca do Estado de São Paulo, que fica na Praça da Luz, nº 2, bairro da Luz, em São Paulo.

Compartilhe


Veja também