Etec de Itaquera dobra o número de vagas para 2008

O governador José Serra inaugurou na tarde desta terça-feira, 6, a Escola Técnica Estadual (Etec) de Itaquera, mais uma unidade localizada na zona leste de São Paulo. A escola começou a funcionar no 2º semestre […]

6 de novembro de 2007 10:57 am Etec

O governador José Serra inaugurou na tarde desta terça-feira, 6, a Escola Técnica Estadual (Etec) de Itaquera, mais uma unidade localizada na zona leste de São Paulo. A escola começou a funcionar no 2º semestre de 2006 como extensão da Etec Martin Luther King, do bairro do Tatuapé. No dia 21 de agosto, com a assinatura do decreto 52.076, a unidade tornou-se uma das 18 escolas técnicas da capital.

A escola, que atende atualmente 200 alunos, matriculados no curso técnico de Informática nos períodos da tarde ou da noite, vai oferecer 160 vagas no Vestibulinho para o primeiro semestre de 2008. Esse número, o dobro do que foi oferecido no semestre anterior, é conseqüência da implantação do Ensino Médio na unidade.

“Estamos gerando ensino de qualidade e oportunidade de trabalho na zona leste, para que as pessoas não precisem se deslocar tanto”, afirmou Serra. “O Ensino Técnico é um degrau na evolução do jovem. Para se ter uma idéia, 74% dos alunos que se formam nas Etecs saem com empregados”.

O pedido para implantação da Etec partiu da subprefeitura de Itaquera que tinha por objetivos suprir a carência de formação profissional na região e atender à demanda das empresas locais.

“Essa região apresenta um forte potencial de desenvolvimento. É nosso dever acompanhar esse movimento, contribuindo para ampliar as oportunidades de ensino público, gratuito, de qualidade, na região”, observou a diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá. “Quando o jovem dispõe de um bom curso nas proximidades de sua casa, ele se sente mais estimulado a investir em sua formação”, reforçou Laura.

O Governo do Estado, por meio do Centro Paula Souza, investiu R$ 902,9 mil nessa nova Etec, que desde agosto de 2006 funcionava como extensão da unidade Martin Luther King (bairro do Tatuapé). Foram aplicados R$ 620,2 mil em reformas e R$ 307,7 mil na aquisição de mobiliário e equipamentos. As reformas na Etec de Itaquera foram concluídas em outubro deste ano.