Equipe da Etec Darcy Pereira de Moraes alcançou segundo lugar em competição da Unicamp com jogo interativo focado na adoção de práticas sustentáveis
A partir da esquerda: estudantes Lívia de Lima, Dogomar dos Santos Junior, Rihanny Oliveira e Jennifer Barbosa l Foto: Divulgação
Um grupo de estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) Darcy Pereira de Moraes, localizada em Itapetininga, na Região de Sorocaba, conquistou o segundo lugar no Desafio Jovem Engenheiro 2025. Realizada pelo Laboratório de Informática, Aprendizado e Gestão (Liag), da Faculdade de Tecnologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a competição online visa incentivar alunos do Ensino Médio a ingressar em cursos na área de exatas, especialmente nas engenharias.
Em sua 13ª edição, o Desafio Jovem Engenheiro abordou o tema Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), e contou com 74 equipes inscritas, de escolas públicas e privadas, de diferentes localidades do Estado.
Por meio de atividades práticas e interativas, os participantes foram desafiados a propor soluções criativas e inovadoras para problemas reais, sempre com foco no trabalho em equipe, no raciocínio lógico e na aplicação de conhecimentos multidisciplinares.
Formada pelos alunos Rihanny dos Santos Oliveira, Lívia Almeida de Lima, Jennifer Rodrigues Barbosa e Dogomar Marcondes dos Santos Junior, da terceira série do Ensino Médio integrado ao Técnico em Informática para Internet, a equipe alcançou a segunda colocação no desafio com um jogo interativo para promover práticas sustentáveis ligadas ao ODS 12 – consumo e produção responsáveis.
“Essa conquista reafirma o compromisso da Etec Darcy Pereira de Moraes com a formação de excelência, aliando teoria, prática e inovação”, comemora a diretora da unidade, Daniela Fogaça. “O resultado também evidencia o talento e a dedicação dos nossos alunos e professores no desenvolvimento de projetos com impacto social e tecnológico.”