O professor Victor Eloy da Fonseca e quatro alunos do curso de Agropecuária da Etec Professora Carmelina Barbosa, de Dracena, desenvolveram uma alternativa para a alimentação de aves de corte, que tem como base o […]
O professor Victor Eloy da Fonseca e quatro alunos do curso de Agropecuária da Etec Professora Carmelina Barbosa, de Dracena, desenvolveram uma alternativa para a alimentação de aves de corte, que tem como base o bagaço de acerola. A idéia surgiu durante visita à indústria de sucos Fruteza, quando os estudantes perceberam que uma grande quantidade do material era descartada.
Convidada a participar do projeto, a indústria financiou uma pesquisa, em que foram avaliadas 60 aves alimentadas com ração à base do bagaço da acerola. O levantamento mostrou que os animais, tiveram ganho de peso 9,4% maior do que aquelas alimentadas com ração convencional.
“Com esse projeto, o bagaço da acerola, que antes era descartado em aterros sanitários, agora pode ser utilizado como alimento alternativo para os animais. Desta forma as empresas poderão economizar tempo, dinheiro e as aves ainda serão alimentadas com um produto de melhor qualidade e natural”, afirma Fonseca. O professor e os quatro alunos já iniciaram pesquisas com bovinos e ovinos, também com apoio da Fruteza, que doou os animais.
Os alunos que desenvolveram a ração – já patenteada — foram André da Silva, Dimorvan Lescano, Ewerton dos Santos e Joilson de Moraes.