Etec de Campinas qualifica alunos para pilotar drones

19 de outubro de 2021

Compartilhe!

Estudantes vão aprender desde habilidades de pilotagem e controle de voo até legislação e mercado de trabalho l Foto: Divulgação

De uns tempos para cá, é comum ver pequenas aeronaves no céu captando imagens a serviço de vários setores da economia. No solo, comandando cada manobra desses equipamentos conhecidos como drones, mas que tecnicamente se chamam veículos aéreos não tripulados (Vant), estão seus pilotos, profissionais que precisam ser qualificados e certificados para atender essa crescente demanda do mercado.  

Na Escola Técnica Estadual (Etec) Bento Quirino, em Campinas, está em andamento a primeira turma do curso de qualificação profissional de piloto de drone, iniciada em setembro. Até novembro, os estudantes vão aprender desde habilidades técnicas de pilotagem e controle de voo até os principais pontos da legislação, além de entender mais sobre o mercado de trabalho.

O uso desses equipamentos já está bastante disseminado no Brasil. Por isso, o mercado para pilotos de drone é mais amplo do que as pessoas podem imaginar. Empresas de segurança patrimonial, agronegócio, órgãos públicos de defesa civil, produtoras de TV, a imprensa, as empresas de meteorologia e muitos outros setores já adotaram os drones como instrumento fundamental para monitorar e captar conteúdo. No Agronegócio, por exemplo, eles tem várias utilizações: do mapeamento topográfico de uma área a ser cultivada à pulverização de lavoura para combate à pragas.

Após a conclusão do curso, os estudantes serão certificados e terão a possibilidade de se cadastrar na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). “O objetivo é que os alunos possam trabalhar ou empreender na área, pois a demanda é grande”, explica o diretor da Etec Bento Quirino, Luís Gonzalez.

O curso de dez encontros é ministrado em parceria com a Aerofrog, de Campinas. Além de nove estudantes da Etec, a escola vai formar também um professor, que será o multiplicador do conhecimento para as próximas turmas.