Etec de Cabralia recebe plataforma de dados do Inpe

A Escola Técnica (Etec) Astor de Mattos Carvalho, em Cabrália Paulista, será referência no monitoramento do clima na região de Bauru. Neste mês de março, passou a funcionar na unidade, em caráter experimental, o Centro […]

25 de março de 2009 10:40 am Etec

A Escola Técnica (Etec) Astor de Mattos Carvalho, em Cabrália Paulista, será referência no monitoramento do clima na região de Bauru. Neste mês de março, passou a funcionar na unidade, em caráter experimental, o Centro Integrado de Alerta de Desastres Naturais (Ciaden).

Por meio do Sistema de Monitoramento e Alerta a Desastres Naturais (Sismadem), que faz a leitura dos dados em tempo real, o Centro vai monitorar 39 municípios para acompanhar e analisar acidentes climáticos como furacões, tufões, chuva, granizo, enchentes, deslizamentos de terra, seca extrema.

As informações coletadas vão para um banco de dados e servirão para que o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) desenvolva estudos sobre mudanças climáticas na região. Nesta fase experimental, o sistema monitora sete municípios. A partir de abril, passa a operar plenamente.

O programa possibilita projetar se uma determinada quantidade de chuva provocará uma enchente ou se a escassez dela possibilita incêndios. Detectada a possibilidade de desastre natural, o sistema gera um alerta para os órgãos de Defesa Civil dos municípios, que podem minimizar o impacto. A defesa Civil de Cabrália é a primeira do Brasil a utilizá-lo. Professores e alunos da Etec estarão envolvidos no projeto.

Para o diretor da Etec, Lourenço Magnoni Júnior, “o Sismadem vai trazer diversos benefícios. Além de poupar vidas, vai dar maior capacidade de planejamento para o setor produtivo, tanto da área agropecuária como da industrial”.

A instalação do Sismadem em Cabrália Paulista é o primeiro passo para a implantação do sistema em todo o Estado de São Paulo, de acordo com Magnoni Júnior.