A Escola Técnica Estadual (Etec) Astor de Mattos Carvalho, de Cabrália Paulista, foi premiada no Congresso de Iniciação Científica Júnior das Faculdades Adamantinenses Integradas (CICFAI), de Adamantina, na categoria escola técnica. O projeto vencedor é […]
Professores da Etec de Cabrália Paulista e os alunos Giovani Bruno Cantão, Guilherme José Pessato e João Marcos Batista Gabaldi, vencedores do Cicfai. / Foto – Divulgação.
A Escola Técnica Estadual (Etec) Astor de Mattos Carvalho, de Cabrália Paulista, foi premiada no Congresso de Iniciação Científica Júnior das Faculdades Adamantinenses Integradas (CICFAI), de Adamantina, na categoria escola técnica.
O projeto vencedor é o monitoramento climático em tempo real e a conscientização socioambiental sobre desastres naturais, realizado pelo Centro Integrado de Alerta de Desastres Naturais (Ciaden), instalado dentro no campus da Etec. O espaço acompanha a situação de 39 cidades, incluindo Cabrália, da região de Bauru. A ideia é antecipar possíveis fenômenos naturais e preservar vidas.
O Ciaden utiliza uma tecnologia derivada do Programa Espacial Brasileiro do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a plataforma TerraMA2 e imagens de satélites, durante 24 horas por dia. Alunos, professores e instituições parceiras trabalham no programa.
Receberam o prêmio os estudantes integrantes do Ciaden Giovani Bruno Cantão, do curso técnico em Agropecuária, Guilherme José Pessato, do técnico em Informática integrado ao Ensino Médio, João Marcos Batista Gabaldi, do técnico em Informática, e os professores Lourenço Magnoni Júnior, Guido Branco Júnior e Wellington dos Santos Figueiredo.