Etec de Cabrália Paulista recebe visitas internacionais

A Escola Técnica (Etec) Astor de Mattos Carvalho, de Cabrália Paulista, recebeu na semana passada visitantes estrangeiros, que foram conhecer o Projeto de Bioenergia, inaugurado em 29 de agosto. Na segunda-feira, 8, Tom Walker, presidente […]

15 de setembro de 2008 10:31 am Etec

Na segunda-feira, 8, Tom Walker, presidente mundial da Firestone Building Products Company, esteve na escola. E na quinta-feira, 11, foi a vez de uma delegação internacional composta por empresários japoneses. Os visitantes receberam explicações detalhadas sobre o biodigestor instalado na Etec e também conheceram os laboratórios e instalações da unidade.

O biodigestor é anaeróbio, do tipo tubular, tem 50 metros de comprimento e quatro de largura, com 250 metros cúbicos de capacidade de armazenamento de líquidos, o suficiente para produzir, pelo menos, 13 metros cúbicos de biogás e seis metros cúbicos de biofertilizante diariamente. A tecnologia foi desenvolvida com a proposta de realizar o tratamento básico de resíduos orgânicos em uma pequena comunidade rural e, assim, promover sua a sustentabilidade social, econômica e ambiental.

A escola de Cabrália possui as condições ideais para a realização desses experimentos, considerando os 100 alunos que moram em regime de semi-internato e a granja com 50 suínos. Todo o esgoto orgânico gerado está sendo tratado no sistema biodigestor instalado.

O biogás será utilizado para abastecer fogões de cozinha, aquecimento de granjas, motor e gerador elétrico, e o biofertilizante para adubar a produção de produtos agrícolas. O total de recursos investidos é de cerca de R$ 530 mil.

O projeto, pioneiro no Brasil, é uma parceria do Centro Paula Souza com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), as empresas Firestone Building Products Latin America e Ecosys (representante da Firestone, em Bauru), e a Prefeitura do município.

A Etec já havia recebido, em junho, a visita de uma delegação internacional composta por Eric Garzon e Mauro Vilchers (EUA), diretores mundiais da multinacional Bridgestone/Firestone, e por representantes da Bridgestone/Firestone no Brasil, no Chile, no Peru e na República Dominicana.

De acordo com o diretor da Etec, Lourenço Magnoni Júnior, Cabrália Paulista deve apresentar outra novidade em breve: um Centro de Referência para Monitoramento de Desastres Naturais, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) será instalado na escola.