Etec de Cabrália Paulista participa de lançamento do novo Sistema de alerta a riscos ambientais

Dois professores da Escola Técnica Estadual (Etec) Astor de Mattos Carvalho, de Cabrália Paulista, Lourenço Magnoni Júnior e Guido Branco, participaram do workshop de lançamento da nova versão do sistema para monitoramento de alertas de riscos […]

17 de julho de 2012 5:00 pm Etec

Dois professores da Escola Técnica Estadual (Etec) Astor de Mattos Carvalho, de Cabrália Paulista, Lourenço Magnoni Júnior e Guido Branco, participaram do workshop de lançamento da nova versão do sistema para monitoramento de alertas de riscos ambientais, o Terra MA2. O evento, aberto e gratuito, foi promovido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em São José dos Campos (SP).

Durante as palestras, os professores divulgaram os avanços e a importância do Centro Integrado de Alerta de Desastres Naturais (Ciaden), instalado na Etec. Este primeiro espaço de monitoramento e alerta climático do Estado de São Paulo – inaugurado em dezembro de 2009 – utiliza o Terra MA2 (Terra Modeling, Analysis and Alert), tecnologia do  Inpe. O Ciaden receberá, ainda neste ano, uma antena para recepção de imagens Meteosat (sistema Europeu) que trabalha em tempo real e que apura os acompanhamentos que vem sendo realizados.

Por meio do Terra MA2 é possível monitorar dados ambientais disponíveis na internet, como a qualidade do ar e da água, epidemias, focos de queimadas, abalos sísmicos, incêndios florestais, enchentes e estiagens.

“O Ciaden passa informações para as 39 cidades da Defesa Civil da Região de Bauru. Atualmente, mais de 50% delas já disponibilizaram suas bases de dados geográficos necessários para receber os alertas do nosso centro”, afirma Lourenço Magnoni Júnior.

A Etec Astor de Mattos Carvalho abre o Ciaden para diversas instituições de ensino e pesquisa, especialmente as das áreas de Geociência e Informática. O espaço também é utilizado para o aprendizado dos próprios alunos da unidade.

A nova versão do Terra MA2 começa a funcionar quando cada instituição baixar  e instalar o programa gratuitamente da internet.

Todo esse trabalho de prevenção é feito conjuntamente com a Prefeitura de Cabrália Paulista, a Defesa e a Polícia civis e empresas de reflorestamento.