Filtro de Daltonismo

Etec de Birigui participa de projetos para fomento do turismo local

Condecorada com selo de Indicação Geográfica para calçados infantis, cidade pretende incrementar turismo de negócios; ideathon com estudantes foi uma das iniciativas

5 de julho de 2024 8:17 am Ações, Institucional, Parcerias, Projetos

Professor Patrick Batista, com os estudantes Felipe Ribeiro, Habianni Loyolla Afonso e Glaucia Candido Polizel l Foto: Divulgação

Estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) Doutor Renato Cordeiro, localizada em Birigui, na região de Araçatuba, ajudaram a desenvolver uma série de ideias para promover o turismo de negócios no município. Os projetos foram realizados em colaboração com alunos de outras instituições de ensino da cidade, como Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui (Fateb), Instituto Federal, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Birigui foi condecorada com o selo de Indicação Geográfica para calçados infantis, na categoria Indicação de Procedência, concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), em 2023. Diante da conquista, diversos atores municipais entenderam que era necessário traçar planos para incentivar o turismo de negócios. Uma das propostas foi a realização do Ideathon 2024.

Unindo forças para inovar

O evento foi organizado pela Etec e demais instituições de ensino, em parceria com Associação Comercial e Industrial de Birigui (Acib) e Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui (Sinbi), com o apoio da Secretaria de Turismo do município e Voti Valley, comunidade de incentivo ao empreendedorismo, startups e empresas de base tecnológica na região.

“Participaram dez alunos da Etec, de diversos cursos. Junto aos colegas das outras instituições de ensino, em equipes mistas, eles foram desafiados a criar soluções tecnológicas para incrementar o turismo de negócios em Birigui”, explica o professor da Etec e um dos mentores dos estudantes durante a competição, Patrick Alif Fertrin Batista.

Cerca de 80 jovens desenvolveram dez projetos no total. Ao final dos dois dias de Ideathon 2024, os grupos apresentaram suas ideias em pitches de três minutos para uma banca que avaliou critérios como como viabilidade e criatividade.

Desenvolvendo novas tecnologias

O aplicativo BiriguiGo conquistou o primeiro lugar. A ideia é que a tecnologia incentive o turismo local ao sugerir pontos de interesse e estabelecimentos comerciais, oferecendo recompensas aos usuários. “O projeto foi inspirado no jogo para smartphones Pokémon GO. Quando o turista visita os lugares indicados pelo aplicativo, acumula pontos que podem ser trocados por mercadorias das empresas cadastradas”, detalha Batista. Duas estudantes do curso técnico em Marketing da Etec participaram da criação do BiriguiGo: Glaucia Candido Polizel e Habianni Loyolla Afonso.

Outro colega de curso das meninas participou do projeto vice-campeão. Felipe Henrique Ribeiro foi um dos criadores do aplicativo Filtros Turísticos, cuja proposta é facilitar o acesso a locais para visitação, principalmente, indústrias de calçados.

“O balanço foi totalmente positivo. O evento conseguiu agregar estudantes de diversas instituições de ensino atuando em grupos mistos, fato inédito em Birigui”, celebra o professor da Etec e agente de Inovação do Centro Paula Souza (CPS), Euclides Teixeira Neto. As apresentações foram muito bem planejadas e boa parte dos projetos será transformada em negócios para apoiar o desenvolvimento econômico e social da cidade”, completa Teixeira Neto, que também foi um dos organizadores do Ideathon 2024.

Compartilhe


Veja também