skip to Main Content

Etec de Avaré incentiva aluno a ser empreendedor

A Escola Técnica Estadual (Etec) Prof. Fausto Mazzola, de Avaré, está incentivando alunos do curso técnico de Administração a desenvolver o perfil empreendedor. Os trabalhos de conclusão de curso (TCCs) estão focados na elaboração de um plano de negócios para a abertura de uma empresa.

O projeto prevê a aplicação da metodologia de formação de jovens empreendedores. Em 2011, 12 professores foram capacitados pelo Sebrae-SP para estimular os estudantes a criarem oportunidades de investimentos.

Entre 2012 e 2013, os alunos elaboraram um plano de negócios, passando por todas as etapas da criação de uma empresa: concepção, planejamento, estrutura jurídica, composição de finanças, marketing, distribuição, logística, organização e gerência do negócio.

Como atividade de estímulo ao empreendedorismo, os estudantes participaram de jogos de simulação empresarial. “É uma forma de as equipes verificarem se o negócio que elas estão propondo vai dar certo”, explica a Rosangela Belin, coordenadora do curso técnico de Administração da Etec.

Daniela Borges, recém-formada no curso técnico de Administração, considera que foi essencial a aplicação da metodologia. “O plano de negócios que elaboramos foi essencial não só para a minha carreira, pois contribuiu muito para o meu trabalho, como me incentivou a levar meu TCC adiante”, conta. O sonho de Daniela é montar uma empresa para produzir e vender as bolsas “ecologicamente corretas” que criou junto com outras colegas. “Estamos juntando capital para tornar nosso TCC realidade”. O projeto está entre os 15 finalistas do Prêmio ESEG de Gestão.

Back To Top