Etec de Atibaia usa ‘cãoterapia’ para socialização entre os alunos

Visitas do cachorro Luke à escola são forma de amenizar o estresse e a ansiedade; projeto “EteCão: Pausa Emocional” foi idealizado por uma orientadora educacional

4 de maio de 2023 4:40 pm Etec, Projetos

EteCão tem como proposta receber Luke uma vez por semana na escola, alternando dias da semana e períodos I Foto: Divulgação

Com o objetivo de diminuir o nível de estresse e ansiedade de estudantes, professores, servidores administrativos e demais colaboradores, a Escola Técnica Estadual (Etec) Prof. Carmine Biagio Tundisi, de Atibaia, desenvolveu o projeto “EteCão: Pausa Emocional”, que prevê visitas periódicas de um cachorro à unidade de ensino.

“Ao retornarmos às aulas presenciais, após o período de aulas remotas, percebemos que os alunos estavam muito ansiosos e começamos a buscar alternativas para tornar a rotina deles mais leve. Surgiu a ideia de testar como seria trazer o Luke para a Etec. Ele está sendo adestrado há seis meses e vamos avaliar como será essa socialização com todos”, comenta a orientadora educacional da Etec, Luciana Brandi.

A orientadora é tutora de Luke, cachorro da raça Golden Retrievier – de origem britânica, esses animais são conhecidos por serem dóceis e companheiros, além de gostarem de agradar a todos. O EteCão tem como proposta receber Luke uma vez por semana na escola, alternando dias da semana e períodos (manhã, tarde e noite), para que todos tenham a oportunidade de interagir com o pet. A agenda será previamente divulgada para a comunidade escolar.

“O Luke terá um papel fundamental em nossa escola. Acreditamos que vai proporcionar momentos de troca de afetividade e melhorar o estado emocional de todos. Ao trazê-lo à Etec, percebemos que sua visita diminui o nível de estresse e ansiedade. Este projeto trará diversos benefícios psicológicos e emocionais”, comenta a diretora da Etec, Denize Carolina Auricchio Alvarenga da Silva.

O projeto será implementado de forma gradativa, sempre respeitando Luke e os limites dele. Durante o período de adaptação, o cachorro estará sempre com o adestrador Júlio Quinaglia, que vai acompanhá-lo durante todo o processo de socialização.

Benefícios do projeto

Pesquisas apontam que projetos semelhantes ao EteCão podem ter os seguintes benefícios no longo prazo:

• Compreensão e expressão dos sentimentos;
  • Desenvolvimento de empatia e habilidades interpessoais;
  • Redução do nível de ansiedade;
  • Desenvolvimento de confiança;
  • Desenvolvimento de habilidades sociais.

Pausas

A continuidade da interação com os servidores administrativos será previamente definida pelo responsável de cada setor, para que não haja interferência na rotina de trabalho. Periodicamente, será realizada a “pausa emocional”, durante a qual Luke vai permanecer por, no máximo, 15 minutos com os colaboradores.

Já a interação com os estudantes deve ser solicitada para a tutora pelo professor da turma e a pausa será feita em sala de aula. Está previsto também que o Luke acompanhe Luciana nas palestras sobre ética, cidadania e bullying.

Luke durante a primeira visita, realizada em 26 de abril I Foto: Divulgação