Estudantes já podem se inscrever para a edição 2023 da InterFatecs

Professores têm até 10 de maio para inscrever equipes de alunos; Fatec Praia Grande será sede da fase final da maratona de programação, marcada para 29 de setembro

14 de abril de 2023 10:03 am Eventos, Fatec

Em 2022, a final foi disputada em Santana de Parnaíba, com participação de 160 estudantes, divididos em 54 equipes l Foto: Divulgação

Estão abertas as inscrições para a 12ª edição da maratona de programação InterFatecs. Estudantes das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) interessados em participar devem procurar a direção ou coordenação de curso da unidade na qual estão matriculados. O cadastro das equipes deve ser realizado pelo docente responsável, exclusivamente pelo site da competição – o prazo vai até 10 de maio.

Os grupos devem ser formados por até três alunos e um reserva, todos da mesma Fatec. A InterFatecs desafia os participantes a resolver problemas e desafios lógicos buscando soluções em uma das linguagens de programação (C, C++, Java ou Python).

A maratona vai ocorrer em duas etapas. A primeira eliminatória será disputada nos laboratórios de informática de cada Fatec com equipes inscritas, no dia 3 de junho. Cerca de 50 grupos se classificam para a fase final, que acontece em 30 de setembro, na Fatec Praia Grande, localizada na Região da Baixada Santista.

Oportunidade

Além da competição de programação, a final da InterFatecs oferece uma série de palestras, oficinas e estandes de empresas patrocinadoras, que recrutam talentos entre os alunos. “É um evento que enriquece a formação dos estudantes e ainda oferece a oportunidade de contato com empregadores em potencial”, avalia o professor da Fatec Praia Grande e coordenador-geral da InterFatecs, Ricardo Pupo Larguesa.

A InterFatecs é realizada anualmente, inspirada na maratona de programação promovida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). É a primeira vez que a Fatec Praia Grande organiza a competição. Em 2022, o evento foi realizado pela Fatec Santana de Parnaíba. A grande final contou com a participação de 160 estudantes divididos em 54 equipes. O grupo vencedor foi o “Formigueiro”, formado por alunos da Fatec Guarulhos. Mais informações estão disponíveis no site da InterFatecs.