Estudantes e professores argentinos visitam Etec Santa Ifigênia

Francisco Spadoni, um dos autores do projeto arquitetônico da sede do CPS e da Etec Santa Ifigênia, explicou ao grupo detalhes do desenho à finalização da obra

1 de setembro de 2023 6:39 pm Etec, Institucional

Sob o olhar de 60 pessoas, o arquiteto Francisco Spadoni conduziu a visita ao CPS e à Escola Técnica | Foto: Roberto Sungi

Um grupo de 60 pessoas, entre professores e alunos do curso de Arquitetura, Design e Urbanismo da Universidade de Buenos Aires, esteve nesta sexta-feira (1º) no edifício que abriga a sede administrativa do Centro Paula Souza (CPS) e a Escola Técnica Estadual (Etec) Santa Ifigênia, na Capital.

A visita teve como guia o arquiteto Francisco Spadoni que, ao lado de Pedro Taddei, é autor do projeto arquitetônico dos dois prédios, premiado pela Associação Paulista de Críticos de Arte em 2014. Os edifícios foram inaugurados há dez anos, em agosto de 2013.

Durante a tarde, enquanto passavam pelo saguão e pelo mezanino destinado a feiras e exposições em direção ao prédio da Etec, os estudantes puderam ouvir de Spadoni detalhes do projeto, desde a sua concepção até a finalização da obra. Ele destacou a surpresa, já no início das escavações, quando um sítio arqueológico, com peças datadas desde o século 17, foi encontrado no local.

Uma quadra inteira, de sete mil metros quadrados, serviu de base para os dois blocos unidos por uma passarela que cruza a área destinada ao estacionamento e a um jardim interno. Enquanto guiava os estudantes e professores pelos ambientes, Spadoni respondia a perguntas e contava histórias que não se limitavam à arquitetura, mas remontavam ao início e à formação da cidade de São Paulo.

Compartilhe


Veja também