Filtro de Daltonismo

Estudantes do CPS são destaque na terceira fase do Desafio LED da Globo

Ao todo, quatro jovens de duas Etecs e duas Fatecs estão entre os 40 selecionados de todo Brasil; competição premia soluções para propor melhorias na educação

14 de maio de 2024 8:35 am Premiação

Diego Scalioni Custódio (centro) representa equipe da Etec de Atibaia entre os classificados no Desafio LED | Foto: Divulgação

Entre os 40 participantes de todo o Brasil selecionados para a terceira fase do Desafio LED – Me dá uma luz aí, quatro são estudantes de Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado de São Paulo, administradas pelo Centro Paula Souza (CPS). Composta por cinco etapas, a competição organizada pela Globo e Fundação Roberto Marinho, em parceria com a Mastertech, premiará soluções criativas para resolver problemas ou propor melhorias na educação. No total, foram inscritos mais de 2 mil candidatos na edição 2024.

Uma das propostas do CPS é uma plataforma para conectar empresas e estudantes interessados em desenvolver projetos conjuntos e gerar novas oportunidades de emprego e renda. O projeto está sendo desenvolvido por três alunos do curso técnico de Administração, da Etec Carmine Biagio Tundisi, de Atibaia: Eloiza Gabriela Fonseca dos Santos, Guilherme de Jesus Vieira Brandão e Diego Scalioni Custódio, orientados pelo professor Raimundo Donizete de Camargo.

Diego fez a inscrição do projeto no concurso e tornou-se o representante da equipe nas atividades desempenhadas em cada fase da competição. “Além de concorrer ao prêmio, a experiência tem sido muito gratificante. A mentoria e as oficinas oferecidas nos ajudaram a desenvolver o plano de negócios e avançar com o protótipo”, conta.

Biblioteca colaborativa

Outra iniciativa é um aplicativo para empréstimos de livros entre os usuários, elaborado por alunos do curso de Desenvolvimento de Sistemas, da Etec Rodrigues de Abreu, de Bauru. Jonatas Caetano Alves é o representante do grupo no Desafio LED, que também conta com os estudantes Diogo Paulino de Souza, Gabriel Freire dos Santos e Izabela Lima de Souza, orientados pela professora Maria Lúcia de Azevedo.

“Com a proposta, pretendemos ampliar o acesso à literatura, incentivando o compartilhamento e a reutilização de livros como estratégia para enfrentar os desafios decorrentes do aumento dos preços das publicações e da baixa taxa de leitura na sociedade”, explica Jonatas. “A localização das pessoas com os livros ficará disponível em um mapa. Os interessados poderão pesquisar as obras que desejam e escolher a opção mais próxima”, acrescenta Izabela.

Além dos jovens das Etecs de Atibaia e de Bauru, participam da terceira fase da competição outros projetos criados pelos estudantes Flaviana Pereira Alves, do curso superior de tecnologia em Logística Aeroportuária, da Fatec Indaiatuba; e Paulo Roberto Lima Bezerra, do curso de Gestão da Qualidade, da Fatec São Paulo, localizada na Capital.

Na próxima quinta-feira (16), serão anunciados os 20 classificados para a quarta etapa do desafio. Programada para junho, a quinta e última fase premiará os cinco melhores trabalhos durante o Festival LED – Luz na Educação, no Rio de Janeiro. Serão distribuídos R$ 300 mil, na seguinte proporção: R$ 85 mil para os dois primeiros lugares, R$ 60 mil para o terceiro, R$ 40 mil para o quarto e R$ 30 mil para o quinto colocado. Saiba mais

Jonatas Caetano Alves (esq) é o representante do grupo da Etec de Bauru nas fases eliminatórias do concurso da TV Globo | Foto: Divulgação