Estudantes do CPS no Instituto Verdescola são aprovados na USP

Três alunos de classe descentralizada mantida pela parceria prestaram, pela primeira vez, o concorrido vestibular da USP e foram aprovados em engenharia e matemática

14 de fevereiro de 2023 9:23 am Institucional

Brendon Morais, Lucas Souza da Conceição e Pedro Emanuel cursaram Ensino Médio integrado ao Técnico de Administração | Foto: Divulgação

Dedicação, superação e foco são as palavras que melhor definem a conquista de três alunos da classe descentralizada da Escola Técnica Estadual (Etec) de São Sebastião, administrada pelo Centro Paula Souza (CPS), no Instituto Verdescola, organização social sem fins lucrativos localizada no município do Litoral Norte. Recém-formados no Ensino Médio integrado ao Técnico de Administração, Brendon Morais, Lucas Souza da Conceição e Pedro Emanuel Martins prestaram, pela primeira vez, o concorrido vestibular da Universidade de São Paulo (USP) e foram aprovados, respectivamente, nos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção e Matemática Aplicada.

Morador do Núcleo Habitacional Baleia Verde, o jovem Brendon, de 17 anos, revela o entusiasmo com a nova fase nos estudos e comemora a oportunidade de dar um salto na carreira. “Estou muito feliz com o resultado após meses de dedicação. O incentivo dos professores da Etec, a qualidade do curso e o apoio dos programas do Verdescola me ajudaram bastante a superar os desafios na preparação para o exame”, afirma.

O estudante conta que o próximo passo será o ingresso em alguma equipe esportiva da universidade. “Já estou em contato com veteranos para tentar fazer parte da Atlética Acadêmica e dar continuidade à prática de futebol, vôlei, judô e xadrez, modalidades que eu treinava nas instalações do Instituto”, ressalta.

Parceria de sucesso

Criada em 2008, a Etec de São Sebastião completa 15 anos em 2023. A unidade mantém, desde 2015, a classe descentralizada com cursos técnicos e Médio integrado na sede do Instituto Verdescola. Atualmente, 200 alunos estão matriculados em cursos de Administração, Agenciamento de Viagens, Contabilidade, Gastronomia, Marketing e Meio Ambiente – os quatro últimos começaram a ser oferecidos no Vestibulinho para o primeiro semestre de 2023.

A parceria prevê ao CPS a responsabilidade pela gestão escolar, incluindo a contratação de professores, a elaboração do plano pedagógico e o processo seletivo para ingresso dos alunos. Já o Instituto oferece toda a infraestrutura necessária para a realização das aulas. “É uma união que traz grandes resultados na formação dos estudantes, pois permite o investimento em projetos capazes de transformar o futuro dos jovens da comunidade”, explica o diretor da Etec de São Sebastião, Douglas Martins de Souza.

“O resultado dessas aprovações na USP é fruto de parcerias entre instituições apoiadoras como Centro Paula Souza, Sistema Anglo e Ensina Brasil, organizações que acreditam no trabalho e na missão do Instituto Verdescola em busca de impactar nas vidas desses três e de outros tantos jovens”, afirma Maria Antonia Civita, fundadora do Instituto Verdescola.