Estudantes de Etecs recebem medalhas de ouro na OBMEP

Dois estudantes formados nas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) receberam nesta terça-feira, 21, as medalhas de ouro conquistadas na 6ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A cerimônia de premiação, realizada no […]

22 de junho de 2011 10:00 am Etec

Todos os medalhistas estão convidados a participar da edição 2024 do Programa de Iniciação Científica Jr. | Foto: Divulgação

Dois estudantes formados nas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) receberam nesta terça-feira, 21, as medalhas de ouro conquistadas na 6ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A cerimônia de premiação, realizada no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, contou com a presença da presidente Dilma Rousseff. Ao todo, a competição reuniu 19,6 milhões de estudantes de 44,7 mil escolas públicas em 99,16% dos municípios brasileiros.

André Oliveira, da Etec Jorge Street, de São Caetano do Sul, e Bruno Tafarello, da Etec Rosa Perrone Scavone, de Itatiba, participam da competição desde a primeira edição, realizada em 2005, e já conquistaram várias medalhas. No entanto, estas foram as primeiras de ouro. “Foi bem emocionante participar de uma premiação com gente do país inteiro”, disse André. O estudante de 18 anos cursa Matemática na Universidade de São Paulo (USP), desde o início do ano.

Bruno pretende seguir o mesmo caminho e está fazendo cursinho para passar em Matemática na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Ambos ganharam o direito de cursar o mestrado simultaneamente à graduação. “Com 22 anos já posso sair da faculdade com diploma de mestre”, projeta Bruno, de 17 anos.