Estudantes de Etecs podem se inscrever para Febrace 2022

Projetos podem ser encaminhados até 3 de novembro; entre os dias 21 e 25 de março serão realizados simultaneamente a Mostra Virtual e a Mostra Presencial de até 70 projetos de destaque

30 de agosto de 2021 10:02 am Etec, Projetos

A edição de 2022 da Febrace será no formato híbrido, entre os dias 21 e 25 de março I Foto: Gastão Guedes

Estão abertas as inscrições para a 20ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), movimento nacional de estímulo à cultura científica, à inovação e ao empreendedorismo na Educação Básica (Ensinos Fundamental, Médio e Técnico). Os projetos podem ser submetidos até o dia 3 de novembro, pela plataforma Minha Febrace.

A Febrace é organizada por uma associação sem fins lucrativos e promovida pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), por meio do Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI-Epusp). A feira ocorrerá entre os dias 21 e 25 de março de 2022. Durante os quatro dias serão realizados simultaneamente a Mostra Virtual de todos os projetos finalistas e a Mostra Presencial de até 70 projetos de destaque. A apresentação presencial será realizada no campus da Universidade de São Paulo (USP), na Capital. O formato híbrido da feira está condicionado às orientações das autoridades sanitárias em relação à Covid-19 em março do próximo ano.

Estudantes das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) do Centro Paula Souza (CPS) interessados em participar devem estar matriculados no Ensino Médio ou Técnico e ter, no máximo, 20 anos de idade. Os projetos submetidos precisam se enquadrar nas áreas das Ciências (Exatas, da Terra, Biológicas, da Saúde, Agrárias, Sociais e Humanas) e Engenharias e podem ser realizados de modo individual ou em grupos de até três pessoas, com a participação obrigatória de um professor orientador.

Serão escolhidos 500 finalistas para participar da apresentação e avaliação ao vivo pela plataforma Zoom. Os critérios são criatividade e inovação; conhecimento científico do problema; forma como foram levantados os dados e conduzido o projeto; profundidade da pesquisa; clareza na apresentação da documentação do projeto e apresentação oral.

Durante as mostras Virtual e Presencial, serão avaliados os trabalhos de destaque e identificados os primeiros, segundos, terceiros e quartos lugares de cada categoria. Os premiados recebem troféus, medalhas e certificados. Diversas instituições públicas e privadas oferecem prêmios, como estágios, bolsas de estudo, equipamentos eletrônicos, visitas técnicas e credenciais para participação em feiras nacionais e internacionais.

Um dos prêmios são as credenciais para estudantes de nove projetos selecionados representarem o Brasil na maior feira pré-universitária do mundo: a Regeneron ISEF (Internacional Science and Engineering Fair), com previsão de ser realizada em maio de 2022, nos Estados Unidos.

Edição anterior

Em 2021, as Etecs conquistaram cinco prêmios na Febrace. O CPS participou com 18 equipes de 13 unidades. O projeto Análise de Água Automatizada: Desenvolvimento de um Drone à Base de Microcontroladores, de Rafaela Curcio, aluna do Ensino Técnico Integrado ao Médio (Etim) de Química da Etec Benedito Storani, de Jundiaí, ficou em primeiro lugar da categoria Engenharia, além de conquistar o terceiro lugar na Feira Internacional de Ciências Regeneron ISEF e o prêmio da Associação dos Engenheiros Politécnicos. As Etecs Bento Quirino (Campinas), Lauro Gomes (São Bernardo do Campo), Monte Mor e Polivalente de Americana também foram premiadas nas categorias Destaque Instituto 3M, Ciências Biológicas, Ciências Humanas e Destaque Feira Mocitec Jovem do Estado do Pará.   

Serviço
20ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace)
Data: 21 a 25 de março de 2022
Inscrições: Até 3 de novembro 2021, pela plataforma Minha Febrace

Compartilhe


Veja também