Estudantes de Etecs emplacam seis projetos na final da Febrace

Etecs finalistas estão localizadas em Campinas, Capital, Guarulhos, Limeira e Ribeirão Pires; mostra presencial e virtual com trabalhos finalistas será realizada em março

30 de janeiro de 2024 4:43 pm Etec

Alunos das Etecs de Ribeirão Pires e Guarulhos estão entre os 200 finalistas da 22ª edição da Febrace l Foto: Divulgação

Seis projetos desenvolvidos por estudantes de cinco Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) estão na final da 22ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), organizada pela Universidade de São Paulo (USP). Etecs finalistas estão localizadas nos municípios de Campinas, Capital, Guarulhos, Limeira e Ribeirão Pires.

“Ficamos muito felizes com a notícia. Apesar de ser uma feira enorme, com gente de todo lugar, tínhamos bastante esperança de que iríamos conseguir”, comemora Laura Esther Correia Jeronimo, formada no Ensino Médio integrado ao técnico em Informática para Internet pela Etec Profª Maria Cristina Medeiros, de Ribeirão Pires.

Ela é uma das autoras do projeto Rastreamento do movimento ocular utilizando visão computacional para auxílio na comunicação de pacientes com esclerose lateral amiotrófica (ELA). A ferramenta permite, por meio de recursos como inteligência artificial e visão computacional, que pessoas com a doença degenerativa escrevam palavras somente com os movimentos oculares. “Agora o objetivo é aperfeiçoar o projeto ainda mais e dar o melhor de nós na apresentação”, projeta Laura. Em 2023, o trabalho conquistou a primeira colocação do Festival Global de Impacto da IA da Intel.

Gustavo Pereira, formado no Ensino Médio integrado ao técnico em Desenvolvimento de Sistemas na Etec Guarulhos, ficou sem palavras. “Nem sei o que falar, estou bem animado. É a primeira vez que participamos dessa feira como finalistas.”

Eles conquistaram uma vaga na final da Febrace com o Desenvolvimento e avaliação bioquímica de um biodigestor anaeróbio para produção de biogás a partir de resíduos orgânicos. O sistema é todo automatizado e pode ser controlado remotamente, por meio de aplicativo. A biomassa restante do processo de produção do gás pode ser utilizada como fertilizante.

Avançaram para a mostra presencial, que será realizada em março, na USP, 200 projetos, que também serão expostos em ambiente virtual. Entre os critérios para seleção dos finalistas estão criatividade e inovação; conhecimento científico do problema; forma de levantamento de dados e condução do projeto; profundidade da pesquisa, clareza na apresentação da documentação do projeto e na apresentação oral.

Confira abaixo os projetos das Etecs classificados entre os finalistas da 22ª Febrace:

Unidade

Campinas

Etec Bento Quirino

Prótese para reabilitação motora de membros superiores amputados

Samuel Andrade da Silva Lenso, Marcelus Guirardello (orientação), Regina Morishigue Kawakami (coorientação)

Rádio: passado, presente o futuro web

Renan Lima Ribeiro Pinto, James Reis Fiorelli Venturini, Carlos Miguel Marques Biudes, Regina Morishigue Kawakami (orientação), Marcelus Guirardello (coorientação)

Capital

Etec Irmã Agostina

Carvoamendo: síntese de carvão ativado a partir de cascas de amendoim para a adsorção do corante azul de metileno

Felipe de Morais Pinheiro, Gisle de Oliveira Alves, Gisele Jonsson da Fonseca, Márcia Freitas da Silva (orientação), Thais Taciano dos Santos (coorientação)