Filtro de Daltonismo

Estudantes de Etecs e Fatecs vão para Boston, Honolulu e São Francisco, EUA, neste sábado

Três grupos de estudantes de Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais embarcam neste sábado, 4, para Boston, Honolulu e São Francisco,  nos Estados Unidos, pelo Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza. Este […]

3 de maio de 2013 5:08 pm Institucional

Intercambistas do Centro Paula Souza em Boston, Estados Unidos, em outubro de 2012. / Foto: Divulgação.

Três grupos de estudantes de Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais embarcam neste sábado, 4, para Boston, Honolulu e São Francisco,  nos Estados Unidos, pelo Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza. Este ano o programa vai contemplar 510 alunos e 100 professores que vão estudar nos Estados Unidos, Inglaterra ou Nova Zelândia. Em 2013, o valor do investimento do Governo do Estado no intercâmbio é de R$ 10,1 milhões.

Os intercambistas farão curso intensivo de língua inglesa, com as despesas pagas, incluindo bolsa de estudos, alimentação, acomodação, passagem aérea, traslado, transporte interno e seguro saúde, com exceção dos custos com passaporte e visto que são responsabilidade dos participantes.

Em 18 de maio, mais três grupos embarcam para Chicago, Londres, na Inglaterra, e Auckland, na Nova Zelândia. Outros quatro grupos de alunos viajarão em 1º de junho para Boston, Glendora, Rancho Palos Verdes e São Francisco, nos Estados Unidos, totalizando 255 intercambistas no primeiro semestre.

A seleção dos professores de inglês e de áreas diversas de Etecs e Fatecs que participarão do Programa de Intercâmbio em 2013 está em andamento. O embarque dos docentes está previsto para 29 de junho. O grupo de 50 docentes de inglês estudará em Londres. Os 50 professores de áreas diversas serão divididos em dois grupos com destino para os Estados Unidos: 25 seguem para Chicago e 25 vão para São Francisco.

No segundo semestre, o programa vai contemplar mais 255 alunos de Etecs e Fatecs nos Estados Unidos.

O Centro Paula Souza oferece o intercâmbio pelo terceiro ano consecutivo. Nas duas últimas edições, foram contemplados 1.000 alunos de Etecs e Fatecs, 150 professores de inglês e 50 docentes de áreas técnicas.

Novidades  2013

Nesta edição, além da inclusão da Nova Zelândia como destino de parte dos intercambistas, o programa conta com novidades que beneficiam os alunos participantes, pais e a equipe do Centro Paula Souza, responsável pelo gerenciamento do intercâmbio cultural.

As escolas que vão receber os jovens possuem infraestrutura e metodologia de ensino mais modernas e sofisticadas. Entre os estudantes dessas unidades apenas de 3% a 5% são brasileiros – o que proporciona aos alunos das Etecs e Fatecs contato com estudantes que não falam português. A carga horária de estudos foi ampliada de 20 horas para 25 horas semanais.

Entre as atividades extracurriculares das escolas estão os passeios, para que os intercambistas tenham mais informações sobre a cidade, e visita a uma empresa da região. Serão promovidas gincanas para incentivar os alunos a conhecerem o local em que estão fazendo intercâmbio.

Em cada cidade com intercambistas de Etecs e Fatecs haverá um representante da Terramar Turismo e Eventos, empresa vencedora da licitação do intercâmbio cultural, exclusivamente para atender demandas do programa.

Por meio de um site, os pais dos alunos e os funcionários do Paula Souza responsáveis pelo programa poderão acompanhar de perto o intercâmbio. Esse sistema dará acesso aos cadastrados a documentos, cronograma de atividades, orientações, fotos e localização da escola e da casa em que o aluno estará hospedado.

Veja relatos e fotos dos intercambistas em http://centropaulasouza.tumblr.com

Compartilhe


Veja também