Estudantes de Capivari criam embalagens sustentáveis para ovos

Projeto “Galinha dos ovos de ouro” envolveu alunos dos cursos de Administração e Logística de classe descentralizada da Etec Deputado Ary de Camargo Pedroso

26 de julho de 2023 10:02 am Projetos

Protótipos foram apresentados no final do primeiro semestre para professores e empresários da região Foto: Divulgação

Estudantes da classe descentralizada que funciona em Capivari, administrada pela Escola Técnica Estadual (Etec) Deputado Ary de Camargo Pedroso, localizada em Piracicaba, estão usando a criatividade para desenvolver embalagens e outros produtos relacionados a ovos. A atividade faz parte do projeto “Galinha dos ovos de ouro”.

Segundo o professor dos cursos técnicos de Administração e Logística ministrados na unidade, Alex Rodrigues, o projeto tem caráter interdisciplinar e intercursos. “Unimos as salas de aulas dos dois cursos e fizemos os alunos colocarem a mão na massa. Além de aplicarem os conhecimentos teóricos adquiridos nas disciplinas, também desenvolveram habilidades socioemocionais como gerenciamento de conflitos e capacidade de trabalhar em equipe.”

Uma das embalagens foi desenvolvida a partir do bagaço da cana-de-açúcar. A ideia surgiu do estudante do curso técnico em Logística Ricardo Candido, que trabalha em uma usina de produção de açúcar e álcool. “Procuramos a sustentabilidade como diferencial do nosso produto”, explica o integrante do grupo, que contou com as alunas Ana Savagin, Carla do Prado e Letícia Moreira como parceiras de equipe.

Outras criações foram a embalagem de garrafas pet e os sabonetes feitos a base de cascas de ovos. “Além dos protótipos, eles tiveram que apresentar um relatório com os custos de produção, prospecção de clientes, detalhes técnicos do produto e legislação que envolve fabricação e comercialização, entre outros itens”, informa o professor Alex Rodrigues.

Essas embalagens feitas a partir de resíduos que seriam descartados no ambiente, vão de encontro a proposta do 12º objetivo de desenvolvimento sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), que estimula o aumento do consumo e produção sustentáveis, como meta para 2030.

Os estudantes tiveram outros subsídios para elaborar os projetos além dos conhecimentos do curso. “Trouxemos profissionais que trabalham com desenvolvimento de embalagens e empreendedorismo para mesas-redondas e palestras”, afirma Rodrigues. Os protótipos foram apresentados no final do primeiro semestre para professores e empresários da região.